13.5 C
Brasília
domingo, 8 setembro, 2024

Namíbia impede atracação de navio com armas destinadas ao regime israelita

O porto namibiano Walvis Bay.

HispanTV- Em apoio aos palestinos face ao genocídio em Gaza, a Namíbia não permitiu o ancoramento de um navio israelita que transportava armas para a Palestina ocupada.

Segundo o jornal New Era , a ministra da Justiça da Namíbia, Yvonne Dausab, informou na terça-feira que as autoridades deste país africano impediram que um navio carregado “com materiais explosivos” com destino a Israel atracasse nos portos.

Segundo declarações de Dausab ,  o navio MV Katherin que deveria atracar na segunda-feira em Walvis Bay, vindo do Vietname, foi detido em consonância com o apoio da Namíbia ao povo de Gaza, onde a entidade sionista assassinou até agora mais de 40 400 pessoas. Palestinos.

A adesão de Israel à UA não é bem recebida: pedem que seja expulso

A posição da Namíbia sobre o atual conflito entre Israel e a Palestina baseia-se no apoio à Palestina e no seu apelo ao fim da guerra israelita em Gaza, indicou o ministro.

Imagem

“A Namíbia está a cumprir o seu compromisso de não apoiar ou ser cúmplice de crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e ocupação ilegal da Palestina por Israel”, sublinhou.

Além disso, Dausab afirmou que seria encorajador se todos os países, especialmente os países africanos, seguissem o exemplo e fizessem a sua parte para mostrar apoio ao povo palestiniano, tomando todas as medidas ao seu alcance.

Em Janeiro passado, o Governo da Namíbia juntou-se à África do Sul no processo contra Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) pelo genocídio na Faixa de Gaza sitiada.

Em Julho, na sequência da decisão de alguns países africanos, como a África do Sul e a Argélia, de rejeitar a presença de Israel na União Africana (UA), a Namíbia apresentou oficialmente a sua objecção à iniciativa de tornar Tel Aviv um membro observador neste bloco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS