26.5 C
Brasília
quarta-feira, 4 setembro, 2024

MRE: Posição dos EUA sobre futuro de Assad mudou

© REUTERS/ SANA
Os EUA não questionam mais o futuro do presidente sírio, Bashar al-Assad, como condição fundamental do processo de paz na Síria, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Gennady Gatilov ao jornal Izvestia.

Segundo ele, a posição de Washington sofreu várias alterações desde o início do processo de negociações.

“Antes, os EUA consideraram a renúncia de Assad como a condição fundamental de início das negociações sobre a resolução de conflito na Síria. Agora, com o tempo, parece que esta questão não é condição para o início de diálogo entre os lados do conflito. Tem avanços nesta direção, embora eu tenha que admitir que as autoridades estadunidenses ainda continuam a dizer que Assad não tem futuro político e que deve sair”, disse o diplomata russo.Gatilov afirmou que os EUA estão tentando receber o consentimento da Rússia para que Assad deixe o seu cargo no final do processo de negociações.

“Continuamos a dizer que o futuro político de Assad deve ser determinado de acordo com o comunicado de Genebra de 2012 e outros documentos adotados pelo Grupo internacional de apoio à Síria”, disse o representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A renúncia de Assad é uma das principais questões no debate sobre o futuro da Síria. Assim, nas negociações em Genebra, a oposição exigiu a renúncia imediata do presidente. Moscou insiste que o futuro de Assad deve ser determinado pelo povo sírio em eleições gerais.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160510/4522163/posicao-eua-futuro-assad.html#ixzz48FTbZNyR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS