Montevidéu, 19 set (Prensa Latina) Parlamentares progressistas latino-americanos e europeus, e movimentos sociais da região, debatem hoje na capital uruguaia a respeito dos Tratados de Livre Comércio (TLC) da União Europeia com o Mercosul, países centro-americanos e andinos, e o México.
O evento está organizado em painéis, um primeiro denominado ‘TLC da União Europeia com o México, Colômbia/Peru e América Central: Balanço e para onde vão as renegociações’.
Participam no mesmo, Silvia Quiroa, do Centro Salvadorenho de Tecnologia Apropriada; Alberto Arroio, da Convergência de Organizações Sociais e Cidadãos México Melhor sem TPP, e Lyda Fernanda Forero, do Transnational Institute.
Outro painel está relacionado com ‘As Negociações em curso: União Europeia-Mercosul’, e intervêm Jorge Taiana, presidente do Parlamento do Mercosul/Bancada Progressista Parlasul, e Iván González, Coordenador Político da Confederação Sindical das Américas.
Também participam nesta seção Francisco Assis, parlamentar Europeu da Aliança Progressista de Socialistas e Democratas; Antonio Jara, Secretário Geral da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul; Marina Albiol, parlamentar do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, entre outros.
Organizadores do evento consideram que o momento é propício para conhecer em primeira mão e debater os conteúdos, oportunidades e riscos que representam os TLC com a União Europeia.
Além disso, aproveitar a experiência dos tratados já em vigor, os que se renegociam e os que se tentam concluir depois de muitos anos de negociação.
Estes debates fazem parte da Jornada Continental em Defesa da Democracia e contra o neoliberalismo, prevista para o próximo dia 4 de novembro, afirmaram representantes de Redes – Amigos da Terra e da região América Latina e Caribe de Amigos da Terra Internacional.
Paralelamente a este encontro, também inicia hoje até quinta-feira a Assembleia Euro-Latino-americana (Eurolat), com a participação de parlamentares europeus e latino-americanos do Parlasul, Parlatino, Parlamento Andino e Centro-americano.
Para amanhã está programado o início da IX Sessão Plenária Ordinária da Assembleia EuroLat, no Palácio Legislativo, onde a presidenta interina do Senado, Luzia Topolansky, dará as boas-vindas aos delegados.
A agenda desta reunião contempla temas como a luta contra o crime organizado e o terrorismo, o financiamento dos partidos políticos, o desenvolvimento de uma agenda digital comum entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe, e a responsabilidade social corporativa, entre outros.