México, 24 jul (Prensa Latina) O Movimento de Regeneração Nacional (Morena), encabeçado pelo ex-candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador, lidera as intenções de voto para as eleições de julho de 2018, segundo uma pesquisa divulgada hoje aqui.
Morena, fundado em 2014 pelo político combativo de 63 anos que buscará a presidência pela terceira vez, aparece com 28 por cento das intenções, seguido pelo conservador Partido Ação Nacional (PAN) com 23 por cento, segundo o jornal El Sol de México.
O dirigente Partido Revolucionário Institucional (PRI) recebeu 17 por cento e um possível candidato independente obteve 10 por cento.
Segundo a pesquisa, 80 por cento dos consultados considera que o PRI, ao que pertence o presidente Enrique Peña Nieto, não deve de seguir governando ao país.
O mandatário tem um baixo nível de popularidade pois muitos mexicanos acham que tem fracassado em sua luta contra a estendida corrupção, bem como em dinamizar a economia depois de ter impulsionado várias reformas em setores-chave do país, disse o jornal.
Em um cenário simulado com potenciais rivais ponteiros, López Obrador teve 31 por cento das intenções, enquanto Margarita Zavala, esposa do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012) do PAN, conseguiu 26 por cento..
O atual secretário de Gobernación (Interior) Miguel Ángel Osorio, do PRI, obteve 15 por cento das intenções de voto e o chefe de Governo da Cidade de México, Miguel Ángel Mancera, supostamente ligado ao Partido da Revolução Democrática (PRD), ficou com sete por cento.
López Obrador, um ex-militante do PRI e do PRD, foi candidato presidencial em 2006 e perdeu por uma margem muito estreita frente a Calderón, depois do que denunciou fraude. Em sua segunda tentativa em 2012 foi derrotado por Peña Nieto.
Falta quase um ano para as eleições presidenciais e legislativas, pois em julho de 2018 serão renovados os assentos do Senado e a Câmara de Deputados.