14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Minuto a Minuto: Martírio do Presidente do Irã num acidente de avião

Local da queda do helicóptero do Presidente do Irã no noroeste do Irã, 20 de maio de 2024.

HispanTV – O Irã confirmou o martírio do Presidente Ebrahim Raisi, do Ministro dos Negócios Estrangeiros Hosein Amir Abdolahian e dos outros ocupantes do helicóptero presidencial acidentado.

Segundo relatos locais, o helicóptero caiu devido às más condições climáticas perto de Jolfa, uma cidade na província iraniana do Leste do Azerbaijão. O incidente ocorreu na floresta Dizmar, entre as cidades de Varzaqan e Jolfa.

O Ministro do Interior iraniano, Ahmad Vahidi, afirmou que após a inauguração de uma barragem no rio fronteiriço de Aras, o presidente do Irã e a sua comitiva regressavam em vários helicópteros, no entanto, um deles teve que fazer uma aterragem forçada devido ao névoa.

O governador da província iraniana do noroeste do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; o imã da oração de sexta-feira em Tabriz (capital da província), Seyed Mohamad Ali Ale Hashem, bem como o general Seyed Mehdi Mousavi, comandante da unidade de proteção do presidente, e vários guardas e membros da tripulação do helicóptero eram os ocupantes do helicóptero que transportava o presidente e chanceler do país persa.

Líbano declara luto nacional pelo martírio do presidente iraniano

O primeiro-ministro em exercício do Líbano, Nayib Mikati, determinou três dias de luto em homenagem ao falecido presidente do Irã, Seyed Ebrahim Raisi.

Mikati, anunciou esta segunda-feira luto público neste país após o martírio do aiatolá Seyed Ebrahim Raisi e seus companheiros, num acidente de avião.

Ele também declarou que as bandeiras nas instituições libanesas ficarão a meio mastro durante 3 dias.

Al-Assad oferece suas condolências ao Irã: Raisi caiu como mártir a caminho do serviço militar

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, expressa as suas mais profundas condolências e do povo sírio ao Irão pelo martírio do Presidente iraniano Raisi num incidente aéreo.

Numa mensagem dirigida ao “Líder da Revolução Islâmica, ao Governo e à nação do país amigo, o Irão”, Al-Assad apresentou o seu pesar pelo que aconteceu.

Lavrov: Raisi e Amir Abdolahian deram suas vidas pela sua pátria

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz estar profundamente entristecido pelo martírio do presidente e do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão num trágico acidente de helicóptero.

“Sempre nos lembraremos destas figuras políticas notáveis ​​como verdadeiros patriotas da República Islâmica que defenderam firmemente os interesses do seu Estado e deram as suas vidas ao serviço altruísta da sua pátria ”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

HAMAS oferece condolências ao Irã pelas vítimas da queda de avião no Irã

O Movimento de Resistência Islâmica Palestina (HAMAS) expressa as suas condolências pelo martírio do presidente do Irão e da sua comitiva num acidente de avião.

Através de um comunicado divulgado esta segunda-feira, a Resistência Palestiniana expressou as suas condolências ao Líder da Revolução Islâmica, o Aiatolá Seyed Ali Khamenei, e ao povo do Irão pelo martírio do Presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, do Ministro dos Negócios Estrangeiros Hosein Amir Abdolahian, do o governante da província do noroeste do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o imã de oração de sexta-feira de Tabriz (capital da província), Seyed Mohamad Ali Ale Hashem, e seus companheiros em um acidente de avião no noroeste do Irã.

UE: Os nossos pensamentos vão para as famílias, após o martírio de Raisi

A União Europeia (UE) expressa as suas mais profundas condolências pela morte do presidente do Irão e da sua chanceler num acidente de avião no noroeste do país persa.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apresentou esta segunda-feira as suas condolências em nome da UE pela morte do Presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, do chanceler, Hosein Amir Abdolahian, bem como dos restantes membros da sua delegação e helicóptero tripulação caiu na tarde de domingo.

Maduro liga por telefone e expressa condolências ao Irã pelo martírio de Raisi

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressa as suas condolências ao Líder e à nação do Irão pela morte do Presidente Raisi num acidente de avião.

Através de um telefonema feito na manhã desta segunda-feira ao embaixador iraniano na Venezuela, Hoyatolá Soltani, Maduro apresentou profundas condolências ao Irão em nome do Governo e do povo venezuelano pela morte do Presidente Seyed Ebrahim Raisi; O ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian, e o restante das pessoas que estavam em um helicóptero que caiu no noroeste do país persa.

Emir do Catar expressa condolências ao Irã pelo martírio de Raisi

O Emir do Qatar transmitiu as suas condolências ao Governo e ao povo do Irã pelo martírio do presidente e chanceler do país persa num trágico acidente de helicóptero.

O emir do Qatar pediu misericórdia e perdão divinos para eles, bem como paciência e força para as suas famílias.

Índia após o martírio de Raisi: continuamos ao lado do Irã

O Primeiro-Ministro da Índia lamenta o martírio do Presidente Seyed Ebrahim Raisi e sublinha que Nova Deli permanecerá ao lado do país persa.

“ Fiquei profundamente comovido e chocado com a trágica morte do Dr. Seyed Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irão. Apresento as minhas mais profundas condolências à sua família e ao povo do Irão ”, escreveu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na sua conta X.

Iraque declara solidariedade ao Irã, após martírio do presidente Raisi

O Iraque enviou uma mensagem de condolências ao Irão após o martírio do Presidente Seyed Ebrahim Raisi e dos seus companheiros que o acompanhavam num helicóptero acidentado.

“Recebemos a notícia da morte do Sr. Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irão e do Sr. Hosein Amirabdolahian, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e dos seus companheiros após a queda do avião no norte do Irão”, disse o primeiro na segunda-feira. Ministro iraquiano, Muhammad Shia al-Sudani.

Paquistão declara luto nacional pelo martírio do presidente iraniano

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, expressou suas condolências pela morte do presidente do Irã, Seyed Ebrahim Raisi.

Sharif, em uma mensagem na qual as bandeiras serão hasteadas a meio mastro.

Governo Iraniano: Não haverá interrupção na gestão do país

O Governo do Irão sublinha que a gestão do país não sofrerá qualquer interrupção após o martírio do seu presidente e do seu chanceler num acidente de avião.

“A alma elevada do servo da nação iraniana (…) o honorável aiatolá Raisi, popular e querido presidente, ascendeu ao céu”, afirmou o gabinete de ministros do Irão num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Quem substituirá o presidente do Irão após o seu martírio?

A Constituição do Irã estabelece que, em caso de morte do presidente, o primeiro vice-presidente assumirá as suas responsabilidades e funções , com a aprovação do Líder do país.

“Em caso de falecimento, destituição, renúncia, ausência ou doença do Presidente da República por período superior a dois meses, ou caso tenha expirado o prazo do seu mandato e não tenha sido eleito novo presidente , quaisquer que sejam as causas, o primeiro vice-presidente da República assumirá o comando e as responsabilidades”, indica o artigo 131 da Constituição da República Islâmica do Irão.

Presidente e chanceler iraniano martirizados em acidente de avião

O Irã confirma o martírio do presidente Ebrahim Raisi , do ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian, e dos demais ocupantes do helicóptero presidencial acidentado.

Eles encontram os restos mortais de um dos tripulantes do helicóptero presidencial

“Não há sinais” de vida no helicóptero acidentado do presidente iraniano

O Crescente Vermelho Iraniano afirma que as equipes de resgate chegaram aos destroços do helicóptero presidencial e não há pistas de que os membros da sua tripulação estejam vivos .

Nenhum sinal de vida foi observado na queda do helicóptero do presidente iraniano, disse o chefe do Crescente Vermelho Iraniano, Pirhosein Kolivand.

Primeira imagem do local da queda do helicóptero do presidente iraniano.

O paradeiro do helicóptero do presidente iraniano localizado

Foi localizado o paradeiro do helicóptero acidentado do presidente do Irã ; Equipes de resgate a caminho da área, disse o Crescente Vermelho Iraniano.

O chefe do Crescente Vermelho Iraniano, Pirhosein Kolivand, afirmou na manhã desta segunda-feira que foi encontrada a localização do helicóptero acidentado que transportava o presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, e a delegação que o acompanhava.

Equipes dirigem-se para possível localização do helicóptero acidentado de Raisi

O Crescente Vermelho afirmou que grupos de resgate se dirigiram ao possível local de pouso forçado do helicóptero do presidente iraniano.   

Através de um comunicado divulgado esta segunda-feira pela agência de ajuda iraniana, os drones turcos conseguiram detetar dois sinais térmicos perto da aldeia de Tavil, no noroeste do Irão, e a Turquia enviou a informação relevante às autoridades iranianas.

Díaz-Canel expressa solidariedade ao Irã após acidente de helicóptero presidencial

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, manifestou consternação pelo acidente do helicóptero em que viajava o seu homólogo iraniano, Seyed Ebrahim Raisi.

Numa mensagem publicada este domingo na sua conta X, o presidente cubano transmitiu ao povo e às autoridades do Irão a solidariedade de Cuba e a esperança de que o presidente e os seus companheiros sejam localizados.

Crescente Vermelho: condições climáticas não impedem busca por helicóptero

A Organização do Crescente Vermelho do Irão declarou que a busca pelo helicóptero que transportava o presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, não está a parar .

“Nossas equipes especializadas buscam com todas as forças. Eles revistaram quase muitos lugares e com base nas estimativas que fizemos e nos documentos que obtivemos, estamos agora tentando procurar um local onde provavelmente estejam os helicópteros. Existe uma aldeia chamada Rozik, onde estamos a realizar operações de busca na parte superior e inferior do vale. Bem, está completamente nublado, escuro, chuvoso e as condições de montanha são difíceis, mas estamos fazendo nosso rastreamento. Mas de qualquer forma estamos fazendo nosso monitoramento para obter resultados nessas buscas”, enfatizou Kolivand.

Putin ao embaixador iraniano: estamos prontos para fazer o que for necessário

Putin sublinhou que a Rússia está pronta para fazer tudo o que for necessário para acelerar a operação de busca após a queda do avião do seu homólogo iraniano.

O embaixador iraniano na Rússia, Kazem Yalali, informou este domingo sobre a reunião especial do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a presença de altas autoridades no domínio da defesa e segurança sobre a aterragem forçada do helicóptero do Irão Presidente Seyed Ebrahim Raisi no noroeste do Irã.

Declaração do Ministério das Relações Exteriores iraniano sobre o acidente de helicóptero de Raisi

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano expressa a sua gratidão aos governos, pessoas e organizações que manifestaram solidariedade com o Irã pelo acidente do helicóptero do Presidente Raisi.

Infelizmente, na tarde de domingo, um helicóptero que transportava o presidente, a chanceler e vários companheiros sofreu um acidente na região de Varzaqan, na província do Azerbaijão Oriental (noroeste).

Arce expressa solidariedade ao Irã e espera que Raisi seja encontrado vivo

O presidente da Bolívia, Luis Arce, expressa a sua solidariedade ao Irã pelo acidente do helicóptero em que viajava o seu homólogo iraniano, Seyed Ebrahim Raisi.

“Acompanhamos com pesar e preocupação o desenvolvimento da notícia sobre o acidente do helicóptero em que viajavam o irmão presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, e parte da sua comitiva. Do Estado Plurinacional da Bolívia expressamos a nossa solidariedade ao querido povo e governo iraniano. Esperamos que sejam encontrados vivos”, escreveu o presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, na rede social  X  (antigo Twitter).  

Xeque de Al-Azhar expressa que Deus proteja Raisi e seus companheiros

O xeque da instituição muçulmana egípcia Al-Azhar expressou a sua solidariedade com o Irão e desejou que Deus protegesse o presidente iraniano e os seus companheiros. 

“Declaro a sincera solidariedade de Al-Azhar al-Sharif com a República Islâmica do Irã nesta difícil situação e peço a Deus Todo-Poderoso que proteja o Presidente Dr. Ebrahim Raisi e os seus companheiros com protecção total”, destacou Ahmad al esta segunda-feira. Tayeb  através de uma mensagem postada em persa e árabe em sua conta X.

Comandante do IRGC viaja para local do incidente com helicóptero Raisi

O comandante do IRGC viajou para o local de um incidente de helicóptero que transportava o presidente Ebrahim Raisi na província do noroeste do Azerbaijão Oriental.

A visita do comandante-chefe do Corpo de Guardiães do Irã, major-general Hosein Salami, no domingo, ocorreu depois que o helicóptero que transportava o diretor-geral e ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian e outros, encontrou algumas dificuldades e foi forçado a fazer um “pouso forçado” em a cidade provincial de Yolfa.

Putin acompanha de perto as notícias do helicóptero do presidente iraniano

O assistente especial do presidente russo, Vladimir Putin, informou que todas as capacidades da Rússia estão prontas para o país amigo, o Irão .  

“Por ordem do Presidente da Rússia, 2 aeronaves avançadas com helicópteros especiais e 50 socorristas profissionais de montanha serão enviados para Tabriz [noroeste do Irão]”, destacou Igor Levitin no domingo durante uma chamada telefónica com o primeiro vice-presidente do Irão, Mohammad Mojber.

Reunião extraordinária do Governo devido ao incidente do helicóptero Raisi

Foi realizada a fim de mobilizar todas as instalações para acompanhar a situação do presidente.

Na reunião extraordinária do Governo, chefiada pelo Primeiro Vice-Presidente Mohamad Mojber, e realizada após receber a notícia da aterragem forçada do helicóptero do presidente, Seyed Ebrahim Raisi, os membros do gabinete foram incumbidos de acompanhar os assuntos pertinentes.

Nicarágua expressa solidariedade ao Irã após queda do helicóptero de Raisi

A Nicarágua enviou uma mensagem de solidariedade ao Irão face ao recente acidente sofrido pelo helicóptero que transportava o presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi.

“Profundamente consternados com a notícia do acidente sofrido pelo helicóptero onde viajavam nossos Irmãos e Amigos, o Presidente Ebrahim Raisi, seu Chanceler, Irmão Hosein Amir Abdolahian, e sua delegação”, diz o comunicado assinado pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega e a vice-presidente, Rosario Murillo, dirigida ao líder da República Islâmica do Irão, o aiatolá Seyed Ali Khamenei e a todo o povo iraniano.

Chefe da ONU deseja saúde a Raisi; Rússia e Arábia Saudita oferecem ajuda

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, desejou saúde ao presidente iraniano.

O chefe da ONU acompanha de perto as informações sobre o acidente de helicóptero em que viajavam o presidente do Irão, Seyed Ebrahim Raisi, o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Hosein Amir Abdolahian, e a delegação que o acompanhava, e deseja boa saúde a toda a tripulação do aparelho. de acordo com um comunicado divulgado este domingo pelo gabinete de Guterres.

Jihad Islâmica Palestina, Índia e Egito solidarizam-se com o Irã

A Jihad Islâmica Palestina, a Índia e o Egito expressaram sua solidariedade à nação iraniana após a queda do avião que ocorreu com o helicóptero presidencial.

Dois companheiros de Raisi contataram o centro após o acidente

Em diversas ocasiões, foi estabelecida comunicação com um dos tripulantes e um membro do pessoal do helicóptero em que viajava o presidente iraniano.

A informação foi relatada pelo vice-presidente executivo do Irão, Mohsen Mansuri, depois de o helicóptero em que viajava o presidente do Irão, Seyed Ebrahim Raisi, ter sofrido um acidente no noroeste do país.

Cuba expressa os melhores votos ao povo iraniano diante do acidente do presidente Raisi

O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, emitiu uma mensagem ao Irã após o acidente do presidente Seyed Ebrahim Raisi e de um grupo de autoridades.

“Toda a nossa solidariedade, melhores votos e esperanças ao querido povo da República Islâmica do Irão, ao Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, ao Presidente Ibrahimi Raisi e ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Hosein Abdolahian”, diz a mensagem publicada na conta X de Rodríguez.            

Bolívia continua preocupada com acidente de helicóptero Raisi

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Bolívia, Celinda Sosa, anunciou que o Governo boliviano “continua com preocupação” a aterragem forçada do helicóptero em que viajava o Presidente do Irão e espera que todos os tripulantes possam ser encontrados com vida. 

Maduro acompanha de perto o voo acidentado do presidente iraniano 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acompanha de perto a situação do helicóptero acidentado do seu homólogo iraniano, Seyed Ebrahim Raisi.

Em uma mensagem no site foi emitida “deste país irmão”.

“O povo e o Governo bolivariano permanecem em oração para que as equipas de resgate possam regressar em breve a casa, sãos e salvos, todos os ocupantes do avião presidencial iraniano”, lê-se na nota venezuelana.     

Rússia, disposta a colaborar na busca pelo helicóptero acidentado de Raisi

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia manifestou a esperança de que o Presidente do Irão, Seyed Ebrahim Raisi, e os seus companheiros estejam vivos e a sua saúde não esteja em perigo.

A Rússia está a acompanhar de perto as informações sobre a situação dos passageiros do helicóptero do presidente iraniano e está disposta a colaborar nas buscas. Também “espera sinceramente que estejam vivos e que as suas vidas e saúde não estejam em perigo”, disse a porta-voz. .Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova.

Türkiye está pronto para oferecer todo tipo de ajuda ao Irã

O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, em comunicado, garantiu que acompanha “com grande tristeza” os acontecimentos relacionados com o acidente do helicóptero do Presidente Raisi e acrescenta que foram tomadas as medidas necessárias para prestar todo o tipo de apoio na busca. e resgate.

40 equipes de resgate vasculham a área

O chefe da Sociedade do Crescente Vermelho Iraniano (IRCS), Pir Hosein Kolivand, anunciou que 40 equipes de ajuda emergencial de seis províncias de Teerã, Alborz, Ardabil, Zanjan, Azerbaijão Oriental e Azerbaijão Ocidental foram enviadas para o local do incidente e estão atualmente penteando a área.    

15 equipes K-9 (cães farejadores) do Crescente Vermelho, juntamente com dois drones do Crescente Vermelho, também estão vasculhando a área em busca de qualquer vestígio do helicóptero que transportava o presidente iraniano, disse ele. 

Devido às condições climáticas adversas e à forte neblina na área, os helicópteros de resgate do Crescente Vermelho estão atualmente impossibilitados de voar e as equipes estão conduzindo uma busca terrestre na área, disse Kolivand.

Por seu lado, o porta-voz dos Serviços de Emergência do Irão indicou que oito ambulâncias foram enviadas para a região porque o denso nevoeiro impossibilitou os esforços de resgate aéreo.

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, Major General Mohamad Hosein Baqeri, ordenou a mobilização de todos os recursos e capacidades do Exército, do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC) e do Comando da Polícia para auxiliar na operação de busca e salvamento.

Raisi viajou para a zona fronteiriça na manhã deste domingo para inaugurar uma barragem juntamente com o seu homólogo azerbaijano, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações constroem na fronteira do rio Aras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS