© AFP 2016/ Wakil Kohsar
O militar norte-americano matou a tiro um rapaz perto da base aérea dos EUA no Afeganistão, comunica a agência de notícias Associates Press citando uma fonte na polícia.
A rapaz cuja idade não é indicada, estava perto da base aérea de Bagram e tinha nas mãos um objeto parecido a uma espingarda automática, disse o representante da polícia, Zaman Mamadzay.
O militar norte-americano destacou que ele tinha avisado o rapaz e lhe pediu para parar.
Segundo a agência, os habitantes locais tentavam organizar uma ação de protesto mas dispersaram quando vieram a saber os detalhes do incidente.O comando da Força Aérea dos EUA está conduzindo uma investigação, disse o general de brigada Charles H. Cleveland.
A base aérea de Bagram fica na distância de 40 quilômetros ao Norte de Kabul, é uma das maiores bases da Força Aérea dos EUA no Afeganistão.
Ubayeed Kabir, do partido de oposição Solidariedade do Afeganistão, disse na entrevista com a Sputnik que “o objetivo dos norte-americanos não era a proteção do povo afegão.
O militante do partido destacou que este não é o primeiro crime deste tipo:
“Eles cometeram tais crimes em diferentes províncias do Afeganistão e só sabem uma palavra: ‘Sorry'”.
Ubayeed Kabir adicionou que, enquanto os EUA afirmam que usam novos modelos de armas para combater o terrorismo, as crianças continuam morrendo.
“É evidente que vai continuar assim enquanto a OTAN permanecer no Afeganistão”, concluiu o membro do partido afegão.