19.5 C
Brasília
sábado, 15 junho, 2024

Mídia chinesa aponta 3 erros críticos da OTAN na Ucrânia

© Sputnik / Stringer

Sputnik- A recusa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em mitigar as preocupações de segurança de Moscou tornou-se um erro crítico do bloco militar, afirmou o colunista Bobby Naderi para a CGTN.

“A recusa da OTAN em mitigar adequadamente as preocupações reais de segurança de Moscou foi um dos maiores erros da organização. […] Outro erro crítico da Aliança do Atlântico Norte foi sua assistência apressada a Kiev após os protestos de Maidan em 2014, que foi construída sem uma compreensão profunda da complexa dinâmica interna da nação. […] Um erro de cálculo fundamental foi a incapacidade da OTAN de prever e avaliar as consequências prováveis de suas ações na Ucrânia em nome da ‘vitória'”, disse o jornalista.

Segundo Naderi, as falhas estratégicas da OTAN e a avaliação incompetente de seus resultados fizeram com que o conflito ucraniano se arrastasse. Entre eles, acrescentou Naderi, um fracasso notável foi a incapacidade do bloco de ouvir as preocupações da Rússia e apoiar os esforços da China para um acordo pacífico.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace (prestando continência), visita Bovington Camp, uma base militar do Exército britânico onde soldados ucranianos estão treinando em tanques Challenger 2 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2023

Panorama internacional

Legisladores do Reino Unido alertam governo sobre capacidade reduzida de prontidão de sua defesa

Moscou tem repetidamente notado que a Organização do Tratado do Atlântico Norte visa o confronto. Segundo salientou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, a expansão do bloco não trará mais segurança à Europa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS