Brasília, 2 de julho de 2022 às 02:58
Selecione o Idioma:

Cuba

Postado em 27/04/2022 7:50

México destaca colaboração com Cuba para preservar memória histórica

.

Cidade do México (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores mexicano destacou nesta terça (26) a colaboração com Cuba para preservar a memória histórica de ambos os países, como evidencia a visita da diretora do Acervo Histórico Diplomático (AHD), Laura Beatriz Moreno.

Moreno Rodríguez liderou as atividades culturais, acadêmicas e educacionais do Ministério das Relações Exteriores na trigésima edição da Feira Internacional do Livro de Havana (FILH).

Um comunicado do Ministério informa que, antes do início da Feira, assinaram um Acordo com o Ministério cubano das Relações Exteriores de Cooperação Cultural, Preservação e Acesso ao Patrimônio Digital, e um Programa de Cooperação para Conservação para a Preservação e Difusão de Acervos Bibliográficos.

Nesse mesmo dia, se efetuou a entrega documental digital sobre a presença do Embaixador Gilberto Bosques em Cuba e, posteriormente, uma discussão sobre o diplomata com a participação do chefe da missão mexicana Miguel Díaz e Rogelio Sierra, reitor do Instituto Superior de Relações Exteriores Raúl Roa. O visitante fez a apresentação da convocatória “Gilberto Bosques, Embaixador do México em Cuba”, para estudiosos interessados em desenvolver pesquisas nos dois países, como parte dos compromissos da AHD de difundir a memória deste ilustre diplomata.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura concedeu-lhe o reconhecimento “Memória do Mundo México, UNESCO”.

Na Feira, explica o comunicado, foram apresentados os livros 40 anos da Declaração Franco-Mexicana, a obra do embaixador Ernesto Campos Tenório e os republicanos espanhóis na América Latina durante o regime de Franco: história, temas e cenários.

O Ministério das Relações Exteriores lembra que o México é o convidado de honra da FILH, que oferece ao público da capital cubana e das províncias vizinhas um encontro com o México de hoje, expressão de sua diversidade e riqueza cultural.

Por meio da Coleção Histórica Diplomática e da embaixada mexicana em Cuba, o Ministério das Relações Exteriores apresentou suas mais recentes novidades, títulos emblemáticos de seu catálogo. Também doou uma seleção de suas publicações para instituições acadêmicas da ilha, conclui o comunicado.

Comentários: