Moscou, (Prensa Latina) O México expressou hoje seu desejo de aproveitar as oportunidades abertas pelo mercado russo e saúda a participação de empresas deste país, com investimentos, em seu setor energético.
Nosso país expande seus horizontes comerciais e procura o acesso a outros mercados, indicou o secretário mexicano de Relações Exteriores, Luis Videgaray Caso, depois de sustentar aqui conversas oficiais com seu similar russo, Serguei Lavrov.
Procuramos modernizar os acordos comerciais com a União Européia, e estabelecer outros novos com o Brasil, a Argentina e no marco da Aliança do Pacífico, com a Austrália, a Nova Zelândia e Singapura, declarou o chanceler a uma pergunta da Prensa Latina.
O México participa de uma maneira séria na modernização do Tratado de Livre Comércio (TLC) com o Canadá e os Estados Unidos, um processo que está em marcha, declarou.
Agora, enquanto estamos aqui e se desenvolve esta conferência, se realiza a quinta rodada de negociações do TLC que é um processo com marcado caráter técnico encarado pelo México com seriedade, explicou Videgaray Caso.
O ministro assinalou que com a Rússia o objetivo é capitalizar oportunidades para a cooperação na esfera do comércio, turismo, intercâmbio académico, cultura e outras.
Ambos os países atualizamos nosso marco jurídico, o qual permite ampliar a cooperação em vários campos, estimou.
Valorizamos muito a participação de companhias russas na reforma energética mexicana que, afirmou, permite uma maior participação do capital estrangeiro.
O chanceler mexicano também ofereceu esta jornada uma conferência na Academia Diplomática russa, nesta capital.