21.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

México comemorou X Aniversário do Consenso de Montevidéu

Cidade do México, 16 de agosto (Prensa Latina) O México comemorou o X Aniversário do Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento, considerado o acordo intergovernamental mais progressista aprovado na América Latina e no Caribe.

Em um comunicado de imprensa do Ministério do Interior que circula hoje nas redes sociais, o México acredita que o consenso é a ferramenta mais avançada do mundo em termos de direitos sexuais e reprodutivos.

La celebración consistió en una sesión organizada por el Consejo Nacional de Población (Conapo) en la sede de dicha secretaría dirigida por el subsecretario de Derechos Humanos, Población y Migración, Alejandro Encinas Rodríguez, quien refrendó el compromiso para el cumplimiento de los objetivos planteados en a matéria.

Destacou o enfoque integral do Consenso de Montevidéu ao retomar várias das diretrizes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe sobre a promoção da igualdade e um princípio ético fundamental que é o desenvolvimento com equidade e igualdade entre todas as pessoas.

“Tem sido um repensar das políticas sociais do Governo do México, onde não se trata apenas de canalizar importantes investimentos públicos e sociais para enfrentar a desigualdade”, disse ele.

A Secretária Geral da Conapo, Gabriela Rodríguez, destacou a apresentação dos resultados do Segundo Relatório Nacional sobre a implementação do Consenso de Montevidéu.

Por sua vez, a presidente do Instituto Nacional da Mulher, Nadine Gasman, enfatizou que, para o governo da Quarta Transformação, o mais importante são as pessoas e o principal interesse é erradicar as brechas sociais que prejudicam o pleno exercício da direitos, especialmente o direito à igualdade e à não discriminação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS