29.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

México autoriza empresa russa a produzir tequila

A destilaria Kristal, de Kaluga, recebeu autorização do governo mexicano para fabricar tequila. A produção está prevista para começar no segundo trimestre de 2024.

A destilaria russa “Kristal” recebeu permissão do governo mexicano para produzir tequila na Rússia, informou o Rbc.ru, a partir da apresentação da oferta pública inicial da empresa prevista para dezembro.

A “Kristal” vem trabalhanddo para a obtenção da licença mexicana desde o ano passado e a produção está prevista para iniciar no segundo trimestre de 2024, segundo Pável Pobedkin, proprietário da fábrica.

A produção de tequila com 100% de teor de agave tequilana (também conhecida como agave-azul) só é permitida atualmente em sete estados do México; a bebida com 49% de teor de agave pode ser exportada na forma de balk (destilado, que é entregue a granel e engarrafado em outros países).

Segundo Pobedkin, a norma estatal (GOST) que regulamenta a produção de tequila — uma exigência da lei federal russa para a produção e a circulação de álcool etílico — entrará em vigor no segundo trimestre de 2024.

O governo mexicano registrou o direito de uso exclusivo do nome “tequila” na segunda metade do século 20. Em 1974, foi aprovada uma regulamentação declarando que apenas o licor de agave-azul produzido em certas regiões do México poderia ser rotulado como tequila. Os fabricantes que desejam produzir a bebida devem obter autorização ou licença do governo por meio do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial (IMPI).

A “Kristal” é um dos dez maiores produtores de álcool da Rússia em volume, especialmente vodca, com capacidade anual de mais de 20 milhões de litros.

https://br.rbth.com/economia/88447-empresa-kristal-primeira-russia-receber-autorizacao-mexico-produzir-tequila

ÚLTIMAS NOTÍCIAS