La Paz, (Prensa Latina)O vice-ministro boliviano de Educação Alternativa e Especial, Noel Aguirre, informou hoje que 19 mil estudantes com capacidades especiais desta nação sul-americana receberão o bônus social Juancito Pinto.
A autoridade precisou que os estudantes que pertencem aos centros de educação especial, receberão o benefício, sem limite de idade.
De acordo com Aguirre, na Bolívia funcionam 140 centros de educação especial.
O bônus social Juancito Pinto -criado pelo presidente de Bolívia, Evo Morales- é financiado por empresas estatais, produtivas e de serviço que foram nacionalizadas, as quais destinaram mais de 440 milhões de bolivianos (ao redor de 63 milhões de dólares) para sua implementação.
Aplicado desde 2006, esse programa permitiu reduzir a evasão primária de 6,1 por cento a 1,82 e a secundária de 10 a 4,8.
Os requisitos para receber o bônus são a presença física do estudante, o pai ou tutor e o professor, que deve apresentar seu registro pedagógico para demonstrar a assistência a classes do beneficiado.
A iniciativa -de forma geral- dispõe o pagamento de 200 bolivianos (para perto de 30 dólares) beneficiará a estudantes de umas 15 mil escolas públicas e de convênio.