14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Mecanismo do Mercosul analisa agenda econômica no Paraguai

Assunção (Prensa Latina) O Grupo Mercado Comum do Mercosul examinou nesta terça (28) no Paraguai a esfera econômico-comercial, a agenda regional e extra-regional do bloco integracionista, como prelúdio à cúpula de líderes que também aqui se reunirá em julho próximo .

Este mecanismo debate estas questões no contexto de sua 131ª reunião, e também acompanhará o trabalho da Comissão de Comércio do Mercosul e revisará as prioridades e atividades que o Paraguai desenvolve na qualidade de presidente interino da organização.

O evento de dois dias é liderado pela vice-chanceler Patrícia Frutos, com a participação de delegações da Argentina, Brasil e Uruguai, além de autoridades da Secretaria do Mercosul.

O Grupo Mercado Comum é o segundo órgão de decisão do bloco, é composto por quatro membros titulares e quatro suplentes para cada Estado Parte designados pelos respectivos governos, entre os quais devem estar representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Economia (ou equivalente) e dos bancos centrais.

É pronunciada através de Resoluções obrigatórias para os Estados Partes do Mercosul, fundadas através do Tratado de Assunção em 26 de março de 1991 para promover um espaço comum que gere oportunidades comerciais e de investimento e a integração competitiva das economias nacionais no mercado internacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS