Nova Iorque (Sputnik): As missões permanentes do Mali, Níger e Burkina Faso instaram o Conselho de Segurança da ONU a tomar medidas contra a Ucrânia pelo seu apoio ao terrorismo no Sahel, de acordo com uma carta conjunta dos três países.
«Através desta Carta Conjunta, os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, do Mali e do Níger apelam ao Conselho de Segurança da ONU para que assuma a sua responsabilidade relativamente à escolha deliberada da Ucrânia de apoiar o terrorismo em África, particularmente na região do Sahel», indicaram os três países. no documento ao qual o Sputnik teve acesso.
Os governos dos três Estados africanos condenaram veementemente as autoridades ucranianas por apoiarem e glorificarem o terrorismo.
No início de Agosto, vários meios de comunicação franceses revelaram que terroristas de grupos separatistas do Mali viajaram para a Ucrânia para receber treino militar.
O Mali rompeu relações diplomáticas com a Ucrânia em 5 de agosto devido ao seu apoio aos terroristas locais.
O Níger anunciou em 8 de agosto que estava rompendo relações diplomáticas com a Ucrânia.
Anteriormente, o vice-presidente da comissão de Segurança e Defesa do parlamento de transição do Mali, Fouseeynnou Ouattara, disse à Sputnik que o Mali e o Níger pediram ao Conselho de Segurança da ONU que investigasse as acusações contra a Ucrânia de apoiar grupos armados que operam no norte do Mali.