20.5 C
Brasília
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Mais de meio milhão de voluntários na Bolívia para o Censo Demográfico

La Paz o (Prensa Latina) O diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Humberto Arandia, garantiu que o registro de voluntários para o Censo Populacional e Habitacional da Bolívia, realizado em 23 de março, ultrapassa hoje os 500 mil inscritos.

“Até o momento, segundo relatório oficial, há registo de 501.948 recenseadores (dos 700 mil necessários), que responderam ao apelo para participarem ativamente no Censo de 2024”, afirmou.

Esses registros continuam através do portal https://yocenso.ine.gob.bo/, enquanto o INE mantém o convite aos bolivianos para participarem do exercício censitário como voluntários.

Arandia sublinhou que desta forma contribuirão para o processo de recolha de dados, o que ajudará a compreender a realidade e a construção do futuro do país serrano.

O Decreto Supremo 5.104 prevê sete incentivos que estimulam a participação dos cidadãos nas atividades censitárias.

A primeira consiste na atribuição de certificados de formação com valor curricular pela Escola Plurinacional de Gestão Pública (EGPP) e pelo INE; A segunda prevê que os certificados de participação serão considerados experiência profissional.

Um terceiro prevê que as certificações de formação e/ou a participação de recenseadores voluntários no processo sejam consideradas com critério preferencial e não exclusivo nos processos de incorporação nas diferentes instituições públicas.

A quarta consiste na remuneração de dois dias de afastamento dentro dos limites de 2024 às pessoas que realizam estágio ou trabalho dirigido, que sejam capacitadas e participem como agentes censitários.

O quinto estímulo beneficiará voluntários com programas, oficinas e cursos de capacitação gratuitos.

A sexta destina-se aos jovens, e consiste na inscrição no segundo escalão do serviço militar, ou seja, são considerados preferencialmente aqueles que participam no exercício censitário.

Esses recrutas entre 17 e 22 anos poderão concluir o ensino médio paralelamente ao treinamento militar. Da mesma forma, os recrutas de destaque poderão ter acesso a bolsas de estudo para o ensino superior em escolas e institutos militares.

O sétimo e último incentivo oferece acesso gratuito aos recenseadores voluntários que se cadastraram na plataforma de formação.

Além disso, alunos do ensino médio receberão 30 pontos em até três disciplinas, enquanto professores e administradores serão beneficiados com apoio na escala, enquanto funcionários públicos e privados terão dois dias de folga.

As autoridades esperam que, entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro, seja completado o número de 700 mil recenseadores necessários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS