14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Maduro: O triunfo de Sheinbaum no México é água benta para a região

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, (E) e a presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum. 4 de julho de 2024.

HispanTV – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, felicitou o presidente eleito do México e ratificou a cooperação entre os dois países.

Esta terça-feira, num telefonema, o presidente venezuelano felicitou Claudia Sheinbaum pela vitória nas eleições presidenciais no México, ratificando um “caminho de cooperação e fraternidade” entre os dois países.

O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, explicou em

“Ambos ratificaram o caminho de cooperação e fraternidade entre o México e a Venezuela, dois países com grandes histórias na luta pela independência”, sublinhou.

O líder chavista, que buscará um terceiro mandato em 28 de julho, disse que o resultado eleitoral do México marca “uma direção progressista de esquerda” na região, apesar de o mesmo partido permanecer no poder, mas com uma mudança de partido. presidente, já que não há reeleição.

Da mesma forma, o presidente venezuelano concluiu a chamada com uma mensagem às forças progressistas mexicanas, às quais garantiu que a vitória de Sheinbaum é “água benta que cai sobre a América Latina e o Caribe”, expressa.

Neste sentido, Sheinbaum, que agradeceu a Maduro as felicitações em X, obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos nas eleições de domingo, segundo a contagem rápida do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Da mesma forma, esta nova presidente, representante do partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena), torna-se a primeira mulher a alcançar o cargo mais alto do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS