24.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Maduro destaca avanços “impressionantes” do Irã em ciência e tecnologia

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro (à direita), e seu homólogo iraniano, Seyed Ebraim Raisi, reunidos com jovens venezuelanos, Caracas, 13 de junho de 2023.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sublinhando que o Irão é uma das potências emergentes, qualificou de “impressionante” o progresso do país persa.

HispanTV – “Hoje podemos dizer que o Irã é uma das potências emergentes do novo mundo, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovações. Esta é uma grande verdade”, disse o presidente venezuelano em reunião realizada na terça-feira com jovens venezuelanos em Caracas, na presença de seu homólogo iraniano, Seyed Ebrahim Raisi.

O líder chavista considerou “muito importante poder captar os imensos avanços que a República Islâmica do Irão teve na educação, ciência e tecnologia”, e disse que o país persa o conseguiu “com esforço e com amor ao pátria, história e cultura”.

“São impressionantes os avanços que eles têm feito em ciência, tecnologia e inovação aplicada à saúde, à indústria […] à alimentação e a todos os aspectos da vida”, destacou.

Maduro voltou a saudar e homenagear a amizade e irmandade com o Irã, consolidada na visita oficial à Venezuela do presidente persa.

“Venezuela e Irã celebram a amizade de hoje e sempre. Tivemos um dia de trabalho extraordinário onde foram assinados nada menos que 25 acordos em todas as áreas”, acrescentou.

Da mesma forma, reiterou à juventude venezuelana que “temos um grande amigo de nossa Pátria, que nos visita desde um grande povoado antigo, com uma mensagem de solidariedade, amor e fraternidade.

Nesse contexto, pediu à juventude venezuelana que escute as palavras do presidente Raisi, cujo país conseguiu esses avanços com esforço, trabalho, métodos e disciplina, especificou.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, elogia o progresso do Irã em diferentes setores e destaca o papel de destaque do país persa como potência emergente.

Por sua vez, o presidente iraniano reiterou o apoio da República Islâmica do Irã à Venezuela diante das sanções dos Estados Unidos e prometeu continuar apoiando a nação bolivariana.

“O Irã apóia todos os países que sofrem sanções e aperta a mão de todos os povos que buscam liberdade e independência […]. Estivemos juntos com o povo venezuelano em dias difíceis e continuaremos a apoiá-los no futuro”, afirmou.

O presidente iraniano chegou a Caracas, capital venezuelana, na segunda-feira à frente de uma delegação de alto nível a convite formal de seu homólogo venezuelano. Nos encontros bilaterais, os dois países assinaram 25 acordos de cooperação estratégica em diferentes setores.

Além disso, Ebrahim Raisi visitou a exposição de produtos tecnológicos e baseados no conhecimento do Irã em Caracas na terça-feira , no segundo dia de sua viagem à Venezuela.

Nesta exposição, fabricantes privados de produtos nas áreas de medicina, agricultura, pecuária, etc. Eles exibiram suas últimas conquistas e produtos oferecidos no mercado venezuelano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS