20.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Maduro anuncia envio oficial de proposta para ingresso da Venezuela no BRICS

© AP Photo / Andre Penner

Sputnik – Ao comunicar sobre envio, líder venezuelano falou sobre o papel do BRICS na construção de “um mundo novo” e chamou o grupo de “força dinamizadora do surgimento de um mundo multipolar”.

Nicolás Maduro anunciou nesta terça-feira (1º) durante o programa Con Maduro+, transmitido pela TV estatal e compartilhado nas redes sociais, que encaminhou uma proposta oficial para o ingresso do país sul-americano no bloco.
De acordo com o jornal Valor Econômico, o presidente disse esperar uma resposta positiva e se referiu ao BRICS como “o motor da emergência do mundo multipolar“.
“Esperamos que seja valorizado positivamente por China, Brasil, Índia, África do Sul e Rússia. Esperamos uma resposta positiva para que a Venezuela entre, mais cedo ou mais tarde, na dinâmica do BRICS para aprender, apoiar e ajudar”, afirmou.
Em maio, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silvadisse ser favorável à participação da Venezuela no grupo, mas ressaltou que a decisão precisa ser tomada por todos os países.
O BRICS tem recebido grande quantidade de pedidos de adesão e já conta com mais de 25 países “na fila” para entrar no bloco. China e Rússia são os membros mais ativos na verbalização da expansão, tendo Moscou já declarado que o ingresso de Caracas no bloco seria próspero e demonstra “o crescente prestígio da organização“.
Na retaguarda, Índia e Brasil são mais cautelosos quanto a ampliação do organismo e querem usar a cúpula na África do Sul para discutir possíveis países observadores adicionais, e não necessariamente a admissão de novos países-membros, como propõem principalmente a China.
Da esquerda para a frente, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar e O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, posa para uma foto de família durante uma conferência dos Amigos dos BRICS, na Cidade do Cabo, África do Sul, 2 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023

Panorama internacional

Mais cautelosos, Brasil e Índia querem estabelecer condições para expansão do BRICS, diz mídia

A próxima cúpula do BRICS está marcada para acontecer entre 22 e 24 de agosto, na África do Sul. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que participará por videochamada, uma vez que sua estada na Rússia se torna mais importante neste momento, conforme noticiado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS