17.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Macron acredita que o contexto internacional “endureceu” e existe o risco de a Europa enfraquecer

Emmanuel Macron durante evento público realizado em Bruxelas (Bélgica), em 17 de julho de 2023.Nicolas Economou/NurPhoto /Gettyimages.ru

RT – O Presidente francês, Emmanuel Macron, acredita que o contexto internacional “endureceu” e existe o risco de a Europa enfraquecer, como declarou durante uma conferência de embaixadores realizada esta segunda-feira em Paris, noticiaram os meios de comunicação locais .

“As coisas ficaram mais difíceis desde a última vez que falei com vocês. Vivemos em um mundo mais complexo , um mundo mais fragmentado ”, disse ele. “Sejamos lúcidos, sem cair no pessimismo excessivo”, acrescentou.

Neste sentido, o presidente indicou que a ordem internacional “está a ser desafiada”, argumentando que atualmente há mais conflitos. Ele também garantiu que “o sentimento anti-francês é generalizado”.

Ascensão dos BRICS

Ele também citou a ascensão dos BRICS e um descontentamento crescente com o que é visto como neocolonialismo, bem como a insistência do Ocidente de que é “melhor” quando se trata de organismos internacionais como a ONU, o FMI e o Banco Mundial.

“A França e os diplomatas enfrentaram nos últimos meses situações particularmente difíceis em certos países, seja no Sudão , onde a França tem sido exemplar, [ou] no Níger neste preciso momento”, continuou, referindo-se ao recente golpe de estado . este último país africano.

Por outro lado, Macron mencionou o conflito na Ucrânia, observando que o seu país continuará a lutar para alcançar uma “paz duradoura”. A este respeito, garantiu que, quando as hostilidades terminarem, será importante trabalhar em novos tratados sobre armas e equipamento militar na Europa.

“Continuaremos a trabalhar incansavelmente para evitar uma divisão na ordem internacional”, acrescentou o presidente francês, especificando que é necessário refletir sobre a sua defesa em termos europeus e integrar mais as suas políticas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS