CC BY 2.0 / Ricardo Stuckert/PR /
Sputnik – Brasil assume presidência do bloco sul-americano e em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou sua intenção de concluir o acordo Mercosul-UE e fomentar a integração produtiva da região com o mundo.
Estou comprometido com a conclusão do Acordo com a União Europeia, que deve ser equilibrado e assegurar o espaço necessário para adoção de políticas públicas em prol da integração produtiva e da reindustrialização.
— Lula (@LulaOficial) July 4, 2023
“Estamos agora preparando outra resposta, porque vamos a Bruxelas discutir com a UE e os países da América Latina, e precisamos ter uma resposta do que nós queremos para consolidar o acordo. Nós queremos fazer uma política de ganha-ganha, a gente não quer fazer uma política em que eles ganhem e a gente perca”, afirmou.
Como nos lembra o companheiro Pepe Mujica, nossa integração vai bem além do que um projeto estritamente comercial. O Mercosul não pode estar limitado à barganha do “quanto eu te vendo e quanto você vende pra mim”. É preciso recuperar uma agenda cidadã e inclusiva, que gere…
— Lula (@LulaOficial) July 4, 2023