Brasília, 22 de maio de 2022 às 05:40
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 09/11/2015 11:51

Luiz Inácio Lula do Brasil

.

Lula se projetou como o líder popular mais importante no mundo, cujo som do nome passou a remeter a justiça social, a dignidade, a um mundo mais humano.

Emir Sader

Há pessoas cuja biografia – segundo Hegel – são histórias particulares, das suas vidas privadas. Há outras que, por estarem no olho do furacão, suas biografias são cósmicas, refletem os grandes dramas e aventuras de cada período histórico.

O filme sobre o Lula reflete sua historia particular, de maneira tocante, mas é, ao mesmo tempo, a história de milhões de brasileiros – uns sobreviveram, outros não -, afetados pela seca do nordeste, atraídos pelas promessas do sul, que protagonizaram a construção industrial do país. Lula sobreviveu a tudo, mas soube alçar-se a níveis que o elevaram a ser a melhor expressão do Brasil da sua e da nossa época.

Líder sindical na resistência à ditadura, conduziu o movimento sindical à ruptura de um dos pilares da ditadura – o arrocho salarial. Projetou a luta de massas dos trabalhadores a uma saga nacional, vitoriosa, que abriu o caminho para o fim da ditadura e a retomada da democracia.

Dirigente político, Lula conduziu a fundação do PT, um partido que apontou novos horizontes para o Brasil – não apenas a retomada da democracia, mas a justiça social. Foi candidato a presidente, até que foi eleito presidente, numa trajetória espetacular a que nos acostumamos, mas que condensa todos os dramas, os dilemas e o potencial do Brasil contemporâneo.

Lula passou também a representar o que o Brasil precisa e pode ser. De país da miséria, da violência, da ditadura, do neoliberalismo, passou a ser o pais da esperança, de que os brasileiros passaram a se orgulhar.

Lula projeto o Brasil no mundo como p pais símbolo do sucesso na luta contra a fome. Aquele objetivo mínimo que ele se havia proposto no começo – que todos os brasileiros comessem tres vezes ao dia – expandiu-se para que todos os brasileiros tenham direito à vida e à esperança.

Lula se projetou como o líder popular mais importante no mundo, mais universal, cujo som do nome passou a remeter a justiça social, a dignidade, a um mundo melhor e mais humano. Sua imagem correu o mundo – depois de ter corrido tanto perigo – e provou que um líder de origem popular é quem melhor sente e resolve os problemas das grandes maiorias.

Lula tornou-se o símbolo maior da nossa história, das lutas seculares do Brasil, do sofrimento e da capacidade de superação de milhões de brasileiros. Projetam-se nele a esperança e a confiança dos milhões de brasileiros que viram reconhecidos seus direitos e sabem que suas vidas mudaram radicalmente para melhor graças às politicas do governo Lula.

Por isso Lula é objeto do amor de milhões e do ódio de milhares. Por boas razões, o amam por um lado e o odeiam por outro. Porque ninguém fez tanto bem pro povo e tanto mal pras elites conservadoras. Ninguém deu tanta esperança ao povo e ninguém fechou os caminhos da direita reacionária.

Lula representa o Brasil que dá certo, o Brasil da esperança, da auto estima, do progresso com justiça social, do crescimento com distribuição de renda. Lula representa para o mundo o país que superou a fome a saiu do mapa da miséria. E representa, para as elites tradicionais, a ameaça de que nunca mais vão poder fazer o que bem entendem deste país.

Nunca mais vão poder impor uma ditadura, quando perdem o controle do país. Nunca mais vão poder destruir a democracia e impor o arrocho sobre os trabalhadores. Nunca mais vão poder destruir os direitos dos trabalhadores e a propriedade pública, no altar do mercado e da privatização.

Daí o desespero da direita, da mídia conservadora, dos partidos das elites, dos que sentem que o país tornou-se um país de todos e não somente deles. Toda a energia lhes resta é canalizada para atacar Lula, na expectativa de gerar rejeições que lhe impossibilitem voltar a governar o Brasil. Mas fracassam, porque o caráter e a trajetória do Lula não foram construídos artificialmente pela mídia, mas foram feitos de suor e de sangue, de dignidade e de luta, resistem a tudo e a todos.

Luiz Inácio Lula do Brasil – esse é o teu nome, Lula.

Comentários:

3 ideias sobre “Luiz Inácio Lula do Brasil”

  1. Lula e ao meu ver a maior mentira dos últimos 50 anos de história republicana em nosso país!!!!Comecou como um grupo de presos políticos e hoje são um grupo de políticos presos. A corrupção não foi inventada pelo PT, mas o PT-Corrupto instintualizou na máquina pública como nunca se viu na história do nosso país ou de qualquer país livre e ocidental! Creio que o caminho mais justo para ele e a cadeia longa e em regime fechado e deve acompanhá-lo seus filhos igualmente ou mais corruptos ainda, afinal teem exemplo doméstico. Acabo de chegar de uma viagem de estudos médicos, pela Itália, Suíça e Portugal e em todos tínhamos vergonha de dizer que éramos brasileiros pois logo nos iam falando de Lula, PT, Mensalão, Petrolao etc. Peço a Deus de que Moro ponha a mão neste grande sacana e que apodreça na cadeia por nós ter traído, destruído a Petrobras nona empresa de petróleo do mundo e que hoje não vale uma fábrica de cerveja, muito menos uma destilaria de cachaça que este irresponsável tanto admira! Jamais votarei neste partido que se mostrou muito mais ser uma quadrilha de ladrões que assaltaram o estado brasileiro e que nunca tiveram um projeto de governo e sim um projeto de poder, pelo poder! Mas nosso país não é uma merda como a Venezuela que outros canalhas do Chavismo populista, anacrônico, corruptos e demagogos estão a destruir aquele que outrora foi uma promessa de um grande país democrático, hoje não passa de uma piada de mau gosto e sem o menor respeito da comunidade internacional. Seu presidente um imbecil pronto e acabado diz que se comunica com seu patrão Chaves através de passarinhos!!!!Pobre Venezuela não merecia um imbecil deste naipe!!!

  2. Excelente matéria sobre o Presidente Lula. Só se manifesta contra, os reacionários de sempre acostumados a escravizar a grande maioria do POVO brasileiro. Tenho 65 anos de idade e nunca vi este País tão bem como nos governos Lula/Dilma. O Presidente Lula já passou o seu nome para a História linda do Brasil. Os números são contundentes a seu favor em todas as áreas, mas os reacionários, os golpistas, a mídia-empresa a serviço dos interesses internacionais, nada falam ou comentam; usam das MENTIRAS ditas insistentemente tentando enganar o POVO brasileiro. Só quem sentiu na carne o que é passar fome, pode saber o que é esse sofrimento. E o Presidente Lula é esse exemplo. É um grande vencedor. Reconhecido até pela ONU e por escritores norte americanos. A grande maioria do POVO brasileiro jamais o esquecerá e saberá retribuir SEMPRE.

  3. Lula mostrou que se os países ricos vão bem o Brasil também vai bem. Compram do Brasil. Veio a crise de 2008 e toda a fartura se foi.

Os comentários estão fechados.