21.5 C
Brasília
domingo, 19 maio, 2024

Lopez Obrador: Os EUA devem respeitar a soberania do México

HispanTV – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou a abordagem de “supervisão” adotada unilateralmente pelos EUA para julgar outros países em matéria de direitos humanos.

AMLO denunciou que os EUA normalmente não respeitam a soberania das pessoas e mencionou um relatório recente do Departamento de Estado que acusa o México de violações dos direitos humanos, incluindo crimes como assassinatos, tortura e sequestros, sem ter investigado ou processado adequadamente tais casos.

El mandatario mexicano rechazó el informe y, al ser cuestionado sobre la demora en el procesamiento del exsecretario de Seguridad, Genaro García Luna, quien fue condenado por delitos relacionados con el narcotráfico y está detenido en Nueva York, señaló que respetan las decisiones de la justicia estadunidense.

No entanto, destacou a importância de os EUA respeitarem também a soberania do México e lamentou que ainda mantenham uma mentalidade de interferência, referindo-se à Doutrina Monroe de há dois séculos.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), pediu aos EUA que não usassem o México como “piñata” após o fracasso do plano de imigração.

O Presidente do México também criticou a resposta inicial dos representantes dos EUA ao ataque à Embaixada do México em Quito, capital do Equador, em 5 de abril de 2024.

“Primeiro, o Departamento de Estado emite uma declaração ambígua, provavelmente devido às suas relações de cooperação militar com o Governo do Equador, semelhantes ao Plano Colômbia ou Mérida”, disse o presidente mexicano a este respeito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS