26.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

López Obrador anuncia que vai continuar a contratar médicos cubanos

Cidade do México (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador anunciou hoje que continuará a contratar médicos especialistas de Cuba e agradeceu ao governo daquele país por ajudar em seus esforços de saúde.

Em sua entrevista coletiva matinal do estado de Zacatecas, o presidente explicou, em resposta a uma pergunta sobre o sistema nacional de saúde, que a decisão em relação aos médicos cubanos se deve ao fato de que seu governo está empenhado em garantir que não faltem médicos e medicamentos, e embora a oposição possa não gostar, nós o faremos, acrescentou ele.

Repetiu que essa falta de profissionais de saúde é o legado deixado ao país pelos neoliberais, os frutos podres de um sistema nefasto, que não temos esses especialistas e que a culpa é da política de privatização que eles aplicaram.

Estes são legados, além de muitas outras vergonhas deixadas pelo modelo neoliberal, que ainda nos afetam, disse ele.

É compreensível, mesmo que discordemos, que aqueles que lucraram com o regime de corrupção neoliberal o defendam, mas estranhamente, há aqueles que foram prejudicados por ele e ainda assim continuam a apoiar os corruptos em uma espécie de masoquismo.

Felizmente é uma minoria porque a maioria acordou, há uma conscientização entre o povo e as pessoas não se deixam manipular pela grande mídia, disse ele, referindo-se à campanha contra a contratação de especialistas estrangeiros.

Mas o país está mudando, estamos transformando-o apesar da pandemia, da crise econômica, da inflação, de todos os fatores externos que não são gerados no México como antes sob os ex-presidentes Carlos Salinas e Ernesto Zedillo, quando a economia nacional entrou em colapso, o peso foi desvalorizado, a inflação aumentou e o país e o povo se endividaram, lembrou ele.

Agora existe uma boa política interna e as pessoas são fraternais e solidárias, mostrando sua vocação para o trabalho e o amor ao próximo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS