20.5 C
Brasília
sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Líderes do Vietnã prestam homenagem a Ho Chi Minh

Hanói, (Prensa Latina) Os principais líderes do Vietnã depositaram nesta terça (18) ofertas florais no Mausoléu Ho Chi Minh, na capital, por ocasião dos 130 anos do nascimento do arquiteto da independência nacional.

O Primeiro-Ministro Nguyen Xuan Phuc, o Presidente da Assembleia Nacional Nguyen Thi Kim Ngan e o chefe da Frente Nacional Tran Thanh Man estiveram entre os presentes.

Delegações do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (CPV), do Estado, do Parlamento e do Governo, e ex-líderes desses órgãos também estiveram presentes.

Segundo nota da Agência Vietnamita de Notícias, os presentes reafirmaram seu compromisso de valorizar o legado do primeiro presidente do país para defender a independência nacional e construir o socialismo.

Os líderes fizeram sua própria promessa e colocaram flores em frente aos Heróis e Mártires da Guerra vizinhos.

Nascido em 19 de maio de 1890, Nguyen Tat Than (seu verdadeiro nome) foi o fundador do VCP e liderou com sucesso as guerras contra o colonialismo francês e a ocupação norte-americana do sul do país.

Enquanto a independência ainda estava sendo forjada nos campos de batalha, Ho Chi Minh declarou: ‘Derrotados pelos Yankees, vamos construir um país dez vezes mais belo’.

Nosso país, disse ele, terá a distinta honra de ser uma nação pequena que, através da luta heróica, derrotou dois grandes imperialismos – o francês e o americano – e deu uma digna contribuição ao movimento de libertação nacional.

Nestes dias, em toda a nação indochinesa, há muitas atividades nas quais os vietnamitas testemunham sua fidelidade aos ensinamentos e princípios neles incutidos pelo venerado Tio Ho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS