21.5 C
Brasília
domingo, 23 junho, 2024

Líder cubano Fidel Castro é lembrado na Argentina

Buenos Aires, 10 de agosto (Prensa Latina) Membros de organizações sociais e sindicais argentinas prestarão homenagem hoje ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016), três dias após o 97º aniversário de seu nascimento.

No âmbito das iniciativas realizadas nesta capital para recordar o Comandante em Chefe, será apresentado o livro Operación Milagro. Solidariedade Médica Cubana na Argentina, que destaca os resultados da missão oftalmológica e a projeção internacionalista da nação caribenha.

O encontro está marcado para as 15h, horário local, e entre os palestrantes está a Dra. Aleida Guevara, filha do guerrilheiro Ernesto Che Guevara (1928-1967).

Também participará o embaixador cubano Pedro Pablo Prada; a presidente da fundação Um mundo melhor é possível (Ummep), Claudia Camba; o Secretário Geral da Central de Trabalhadores da Argentina (Autônoma), Hugo Godoy; e o coordenador da Federação Territorial Nacional, Omar Giuliani.

Criada em 2004, a Ummep desempenha um papel fundamental na cooperação entre este país e Cuba e facilita a implementação nesta nação sul-americana do programa de ensino Yo, sí puedo e Operação Milagre.

Até o momento, mais de 35.000 cidadãos foram alfabetizados aqui e 50.000 foram submetidos a cirurgias.

Inicialmente, os pacientes tinham que viajar para Cuba para tratamento e depois para a Bolívia, mas desde 2009 as cirurgias são realizadas no Centro Oftalmológico Ernesto Che Guevara, em Córdoba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS