21.5 C
Brasília
quinta-feira, 7 novembro, 2024

Israel confirma morte de mais cinco de seus soldados no Líbano

Soldados israelenses destacados na região da Alta Galiléia, perto da fronteira com o Líbano, em 29 de setembro de 2024. (Getty Images)

HispanTV – O exército israelita informou esta quinta-feira que cinco dos seus soldados da Brigada Nahal morreram nas últimas semanas durante combates no sul do Líbano.

As forças israelenses também relataram que 16 soldados israelenses ficaram feridos durante confrontos com combatentes do Movimento de Resistência Islâmica Libanesa, o Hezbollah.

A Brigada Nahal tem realizado operações tanto no sul do Líbano, como no norte dos territórios ocupados, sob o pretexto de “localizar armazéns de armas” e “muitas infra-estruturas”, informou também o exército de ocupação.

O exército israelita enfrenta uma crise, pois cada vez mais soldados não querem juntar-se às suas fileiras, já muito desgastados psicologicamente após mais de um ano de guerra, segundo relatos.

O exército israelita regista um problema crítico, no meio das diversas frentes de guerra que abriu na Ásia Ocidental: a falta de milhares de soldados.

Em Outubro, o meio de comunicação israelita  HaMakom  informou que um número crescente de soldados está a recusar ordens para regressar ao campo de batalha em Gaza e outras zonas de conflito no Líbano e na Cisjordânia, alegando medo de lutar entre as fileiras dos combatentes da Resistência. Os militares entrevistados dizem estar deprimidos, desmotivados, desgastados e psicologicamente prejudicados.

Um total de 5.150 soldados israelitas ficaram feridos, 764 deles gravemente, desde Outubro do ano passado, quando o regime intensificou a sua agressão mortal contra o Líbano, bem como lançou tentativas desenfreadas de invadir as partes do sul daquela nação, provocando forte retaliação por parte do Hezbollah. .

ÚLTIMAS NOTÍCIAS