Governo Bolsonaro declarou apoio ao ataque de Trump
Do Conversa Afiada
Multidão participou do funeral do general Soleimani em sua cidade natal, Kerman, no sudeste do Irã, na segunda-feira 7/I (Créditos: Mehdi Bolourian/Agência Fars)
Nesta segunda-feira 6/I o Ministério das Relações Exteriores informou que Maria Cristina Lopes, atual responsável pela embaixada brasileira em Teerã, foi convocada para uma conversa com representantes do governo iraniano.
A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira pelo jornal O Globo.
Maria Cristina Lopes é a Encarregada de Negócios da embaixada brasileira no Irã. Ela foi chamada para o encontro pois o embaixador Rodrigo Santos encontra-se de férias.
“Informamos que a Encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, assim como representantes de países que se manifestaram sobre os acontecimentos em Bagdá, foram convocados pela chancelaria iraniana”, informou o governo brasileiro em nota.
Na última sexta-feira 3/I, um ataque norte-americano em Bagdá, Iraque, causou a morte de Qassem Soleimani, um dos principais líderes militares do Irã. O general Soleimani era o chefe da Guarda Revolucionária do país – mas, segundo o governo de Donald Trump, ele era o líder de uma organização terrorista.
No mesmo dia, o Itamaraty praticou mais um capítulo da chamada “diplomacia da submissão”: parabenizou o governo Trump pela ação e classificou o assassinato do general como uma “luta contra o flagelo do terrorismo”.
Em tempo: encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira. De acordo com o Itamaraty, entretanto, o teor da conversa não será divulgado à imprensa…