21.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Irã demonstra últimos drones e míssil hipersônico Fattah ao MD russo

© Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Federação Russa

Sputnik – O ministro da Defesa russo chegou ao Irã na terça-feira (19) para reuniões de alto nível com o objetivo de aprofundar os laços de defesa com o novo parceiro de Moscou na Organização de Cooperação de Xangai e no BRICS+.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou uma exposição que mostra as últimas conquistas do Irã em tecnologia avançada de mísseis, drones e defesa antiaérea.
Imagens e fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa na quarta-feira (20) mostram Shoigu, o comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, Amir-Ali Hajizadeh, e outros comandantes militares iranianos de alto escalão visitando o Parque Aeroespacial Nacional, uma exposição militar e espacial permanente em Teerã.
Entre os equipamentos vistos nas imagens da turnê está o Sevom Khordad, o sistema de defesa antiaérea de médio alcance móvel iraniano que abateu um drone espião RQ-4A Global Hawk dos Estados Unidos sobre as águas iranianas no estreito de Ormuz em junho de 2019. Vários drones HESA Shahed 136 de munições vagantes foram vistos em seus contêineres de lançamento. O novo míssil balístico hipersônico de médio alcance Fattah também foi demonstrado.
Inaugurado em 2020, o Parque Aeroespacial Nacional contém uma série de modelos de armas iranianas existentes e potenciais, incluindo maquetes em escala real de uma variedade de mísseis, radares, motores de foguetes, eletrônicos de defesa de produção iraniana, satélites e, como é famoso, os restos cuidadosamente restaurados da aeronave não tripulada Global Hawk americana abatida.
Na terça-feira (19), Shoigu chegou ao Irã, onde se reuniu com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas Mohammad Baqeri. As autoridades discutiram uma série de questões, incluindo as situações na Síria e em Nagorno-Karabakh, bem como a cooperação militar bilateral. Shoigu enfatizou a necessidade de aumentar o treinamento conjunto, os exercícios e o intercâmbio de cadetes com o Irã.
Visita do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, ao Irã, 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023

Panorama internacional

Cooperação entre Moscou e Teerã atinge um novo patamar, diz MD russo

Está em andamento o trabalho sobre um novo pacto de cooperação militar de longo prazo, disse Bagheri.
“O líder da Revolução Islâmica acredita que a cooperação de longo prazo entre o Irã e a Rússia é do interesse de ambas as nações e, por essa razão, um documento está sendo elaborado a esse respeito”, disse o comandante.

Os acontecimentos no mundo mostram que a era da unipolaridade global liderada pelos Estados Unidos terminou e que surgiram várias potências capazes de moldar uma nova ordem mundial, acrescentou ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS