25.5 C
Brasília
domingo, 26 maio, 2024

Investimentos vietnamitas multimilionários no exterior

Hanói (Prensa Latina) O capital colocado pelo Vietnã em mais de mil e quinhentos projetos no exterior chega a quase 700 milhões de dólares, informou nesta quinta (05) o Ministério do Planejamento e Investimentos.

Os principais setores nos quais a nação indochinesa aposta são a mineração e a pesca agroflorestal, enquanto Laos, Camboja, Rússia e Venezuela se destacam entre os países receptores, disse o ministério.

De janeiro a final de abril deste ano, 34 novos projetos vietnamitas, no valor de mais de 285,8 milhões de dólares, receberam licenças de investimento em outros países, valor que dobra o do mesmo período de 2021.

A maior parte desse montante correspondeu à empresa de soluções energéticas Vines, que colocou 34,68 milhões de dólares nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Holanda.

No primeiro trimestre de 2022, além disso, o Vietnã adicionou quase 42 milhões de dólares a outras empresas comuns ou obras que já estava executando no exterior.

Os setores que mais receberam investimentos foram energia, indústria de transformação e manufatura, mineração, bancos e finanças, comércio atacadista e informação e comunicações.

Entre os 12 países e territórios que receberam capital vietnamita no primeiro trimestre, o Laos foi o primeiro com mais de 30% do total, e os Estados Unidos o segundo com mais de um quinto.

Por sua vez, de janeiro a abril, a nação indochinesa recebeu investimentos estrangeiros de mais de 10,8 bilhões de dólares, dos quais mais de um quarto vieram de Singapura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS