24.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

Inflação continua subindo nos EUA

Washington (Prensa Latina) A inflação nos Estados Unidos continuou a subir em agosto, com o índice de preços ao consumidor (IPC) subindo 0,1 por cento em relação ao mês anterior, informou nesta terça (13) o Departamento do Trabalho.

De acordo com a entidade governamental, nos 12 meses até agosto, o IPC aumentou 8,3 por cento e, excluindo as componentes voláteis dos alimentos e energia, os preços avançaram 0,6 por cento após registarem 0,3 em julho.

Enquanto isso, o chamado núcleo do IPC aumentou 6,3 nos 12 meses até o oitavo mês do ano, após aumentos de cerca de 5,9 por cento registrados em julho, informou o Departamento.

No entanto, o valor da gasolina no país do norte caiu de uma alta histórica acima de US$ 5 o galão em junho, segundo dados da Associação Americana de Automóveis.

Dadas as atuais perspectivas econômicas, os mercados mantêm-se vigilantes porque hoje e no dia seguinte a Reserva Federal (FED) irá reunir-se para decidir se volta a aumentar ou não as taxas de juro, uma vez que a inflação persiste bem acima da meta de 2,0 por cento.

Em junho e julho, o FED aumentou as taxas duas vezes em 0,75 pontos percentuais e, de março até o momento, aumentou para sua faixa atual de 2,25% a 2,50%.

O aumento das taxas de juros impacta diretamente os detentores de dívidas nessa moeda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS