Com sede no Centro de Convenções Plaza América, no famoso resort de Varadero, será um espaço para construção de redes colaborativas entre cientistas, formadores de opinião, empreendedores e empresários, destaca o anúncio.
A inovação na área da saúde exige a interconexão de ecossistemas de inovação em nível global. A internacionalização de P&D e a globalização de empresas de alta tecnologia são uma tendência global nos setores de biotecnologia, farmacêutica e tecnologia médica, enfatiza.
O evento dará continuidade ao debate que iniciamos em edições anteriores, apresentará novos tópicos e gerará um segmento de alto nível com líderes de empresas biofarmacêuticas para analisar as tendências atuais de desenvolvimento na indústria biofarmacêutica global, enfatizou.
O evento promoverá encontros bilaterais paralelos para discutir potenciais colaborações científicas ou empresariais, e a preparação prévia para esses intercâmbios será incentivada, enfatiza o texto.
O BioHabana 2026 organizará simpósios com palestras, workshops, pôsteres e/ou apresentações orais, sobre os seguintes tópicos principais: doenças autoimunes, inovação em modelos de negócios para setores de alta tecnologia, imunoterapia do câncer, doenças infecciosas e doenças neurodegenerativas.
Também sobre inflamação crônica e envelhecimento, bioprocessos, capacidade de desenvolvimento e design de espaço, tecnologia médica, inteligência artificial, biotecnologia agrícola, colaboração acadêmica-empresarial e gestão da inovação.
A programação inclui sessões especiais sobre: Estratégia e tecnologias para o combate a novas pandemias, workshop sobre agências reguladoras, sessão de lançamento do portfólio de negócios, portfólio de investimentos e catálogo de produtos 2026-2027 da BioCubaFarma, além de feira comercial para os setores de biotecnologia, farmacêutica e tecnologia médica.
O apelo acrescenta que há uma nova revolução nas ciências biológicas no século XXI, como uma ciência de convergência com a Nanociência e a Ciência de Dados, que captura a complexidade dos sistemas biológicos.
Além disso, o conceito de “Saúde Única” nos ensina a necessidade de uma abordagem holística que inclua, além da saúde humana, a produção de alimentos e a proteção ambiental.
Uma indústria “limpa” e “inteligente” é uma necessidade no mundo contemporâneo. Aproveitar efetivamente todas essas novas possibilidades também exigirá mudanças na forma como as cadeias de valor são gerenciadas e nos modelos de negócios, que precisarão ser abordadas com criatividade e inovação organizacional, enfatiza a BioCubaFarma em sua chamada de propostas.