19.5 C
Brasília
domingo, 3 março, 2024

Incerta data dos Jogos Centro-americanos e do Caribe Panamá 2022

Panamá,  (Prensa Latina) Os XXIV Jogos Centro-americanos e do Caribe (JCC), planificados para junho de 2022 no Panamá, têm hoje uma data incerta, pois a crise sanitária na região paralizou o cronograma de preparação de atletas e instalações.
Henry Pozo, presidente do Comitê Organizador do encontro, interveio no recente Fórum Virtual El Regresso-2 com diretores e atletas do continente, no qual afirmou que, mesmo que não seja possível falar de datas exatas, pensam como opções novembro de 2022 ou março de 2023.

‘As obras de construção estão paralisadas, mas devem ser reativadas em meados de julho’, expressou e reafirmou que o processo organizativo continua no meio da crise sanitária gerada pela Covid-19, e entre outras ações, se realiza a seleção do mascote dos JCC dentro das três imagens finalistas.

Cerca de 36 espaços esportivos receberão os atletas, mas sete deles devem ser construídos e, sobre isto, Pozo explicou que, se a pandemia se complicar ainda mais no Panamá, poderiam adiar a construção de instalações para janeiro de 2021, pois contam com os orçamentos alocados e em muitos casos os projetos prontos.

No encontro virtual, falou também Luis Mejía, presidente da Organização Esportiva Centro-americana e do Caribe (Odecabe), quem disse que ‘na América não é possível falar de planejamento no esporte por causa do (novo) coronavírus’.

Como está a situação, não é possível fazer nenhuma previsão sobre a abertura dos esportes e pediu esperar, porque se ainda muitos países não têm controle do vírus, ‘me nego a dar um prognóstico; vamos esperar’, reiterou.

Em abril passado, recordou Mejía, em uma conversa virtual com jornalistas dominicanos, Neven Ilic, presidente da Organização Esportiva Panamericana, afirmou que 2020 seria um ano perdido para o esporte na região, ‘e eu estou pensando na mesma linha; há uma razão, nenhum de nós tem controle do vírus’, disse.

Mejía é da opinião que deve ser reiniciado o treinamento dos atletas apenas nos países onde existam condições, com as disciplinas que permitam o distanciamento físico.

A mesma opinião tem o presidente do Comitê Olímpico do Panamá, Camilo Amado, quem disse ao jornal Panamá América que uma das prioridades dos JCC é o reinicio dos treinos, o que pode ser feito de forma segura, cumprindo com as medidas sanitárias orientadas pelas autoridades de saúde.

O evento no Panamá estava originalmente programado para 9 a 24 de junho de 2022, com a participação de 37 países e cerca de 5.500 atletas, que competirão em 46 especialidades de 36 esportes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS