21.5 C
Brasília
domingo, 23 junho, 2024

Incêndios florestais aumenta no Chile

© Prensa Latina

Santiago do Chile –  (Prensa Latina) Um incêndio florestal em dois municípios da região de Valparaíso aumentou sua intensidade e destruiu cerca de 350 hectares de vegetação, informaram hoje as autoridades daquela área central do Chile.

A delegada presidencial na área, Sofía González, destacou que até agora não há casas ou pessoas afetadas pelo incidente nas cidades de Zapallar e Papudo, embora algumas evacuações preventivas tenham sido realizadas.

Devido às condições climatéricas, com a presença de calha costeira, as aeronaves disponíveis não têm conseguido descolar e as chamas estão a ser combatidas por terra.

González disse que as ações aéreas começarão assim que o tempo permitir e destacou que há seis helicópteros equipados para esta tarefa, além de dois aviões fornecidos pela Corporação Florestal Nacional.

O prefeito de Zapallar, Gustavo Alessandri, afirmou que o momento é complexo porque o fogo não está controlado e ameaça a comuna de Papudo depois de afetar o cerro La Higuera.

Ontem à noite, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres declarou um alerta vermelho com o objetivo de mobilizar o máximo de recursos e pessoal possível.

Ainda não se sabe a causa do incêndio, embora se suspeite que tenha começado pela queda de um cabo de rede elétrica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS