Havana, (Prensa Latina) Agasalhado por histórias de intelectuais, dances de sociedade e o desenvolvimento de uma cidade muito cosmopolita, cumpre hoje 109 anos o Hotel Plaza deste capital com um atrativo muito particular para viajantes do mundo todo.
Os historiadores significam que a área onde se edificou o hotel, em 1667 estava coberta de vegetação e fazia parte dos inícios da cidade, fundada em 16 de novembro de 1519.
Em 1895 alça-se no lugar uma mansão senhorial pertencente à família Pedroso, e em 1898 funciona no edifício, então de duas plantas, o Diário da Marinha. Após do triunfo da Revolução Cubana em 1959, teve vários reparos até o mais recente de 1991.
Agora o hotel conta com 188 habitações (com 15 suítes e três especiais, oito matrimoniais e 162 dobros), um mobiliário que conserva peças de antanho, quadros originais dos pintores Esteban Valderrama da Peña, Esteban Domech, Federico Siroca e Juan Gil García, entre outros artistas espanhóis e cubanos.
Possui seu Roof Garden no quinto andar, um restaurante-buffet e o bar Fausto, entre outras propostas culinárias de refinado gosto.
E por se fosse pouco, ali estiveram: a bailarina russa Ana Pavlova (em 1915 e 1917), o gênio cubano do xadrez José Raúl Capablanca, o físico Albert Einstein e o astro estadunidense do basebol Babe Ruth.