26.5 C
Brasília
quarta-feira, 22 maio, 2024

Honduras: Se não estão todas as nações, não é a Cúpula das Américas

A presidente hondurenha Xiomara Castro fala durante uma reunião em Tegucigalpa, capital hondurenha, em 30 de dezembro de 2021. (Foto: Getty images)

Hispantv – A presidente hondurenha questiona a legitimidade da Cúpula das Américas devido à decisão norte-americana de excluir do encontro países como Cuba, Venezuela e Nicarágua.

“Se todas as nações não estão aqui, não é a Cúpula das Américas”, disse a presidente de Honduras, Xiomara Castro, na quarta-feira em sua conta no Twitter.

A exclusão desses países do fórum provocou a condenação de países do continente e de diversos organismos internacionais. Entre as reações mais destacadas está a recusa de participação dos presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Bolívia, Luis Arce.

Em reação, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse na terça-feira que os convites para a Cúpula das Américas ainda não foram emitidos. E, ao ser questionada por um repórter: “Você pode confirmar se Venezuela, Nicarágua e Cuba serão convidados para a cúpula?”, a porta-voz presidencial respondeu: “Não posso porque não tomamos uma decisão final”.

San Pablo: Cuba es excluida criminalmente de Cumbre de Américas | HISPANTVSão Paulo: Cuba é criminalmente excluída da Cúpula das Américas | HISPANTV
Um analista considera a exclusão americana de Cuba da Cúpula das Américas como parte da política de bloqueio dos EUA e uma medida criminosa.

Os Estados Unidos anunciaram em 2 de maio que não convidarão Cuba, Nicarágua e Venezuela para o evento porque, em sua opinião, “não respeitam” a democracia. Em reação, os países da Comunidade do Caribe (Caricom) anunciaram em 5 de maio que não participariam do evento hemisférico se a exclusão anunciada por Washington se concretizar.

A Cúpula das Américas é um evento que reúne os chefes de estado e de governo dos países do continente americano que acontece a cada três ou quatro anos. Os Estados Unidos sediarão a Nona Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, um evento que se concentrará na “Construção de um futuro sustentável, resiliente e equitativo” para o hemisfério.

Tradução do Google

ÚLTIMAS NOTÍCIAS