14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Honduras apresenta pedido de entrada no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS

© AP Photo / Fernando Vergara

Sputnik – Após estabelecer relações com a China e as romper com Taiwan, o país latino-americano demonstrou vontade de também aprofundar as relações com o BRICS.

Xiomara Castro, presidente de Honduras, apresentou uma solicitação formal para a admissão de seu país no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, relatou no sábado (10) Tegucigalpa.
A presidente Xiomara Castro visitou em Xangai a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, que recebeu formalmente o pedido de adesão de Honduras à organização. Nos próximos dias viajará uma Comissão Técnica do governo para iniciar o processo.
A presidente do país centro-americano está em sua primeira visita oficial à China, a convite de seu homólogo chinês Xi Jinping após o estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países. Sua viagem começou na sexta-feira (9) em Xangai e durará até quarta-feira (14).
Em 26 de março, Honduras anunciou o rompimento oficial das relações com Taiwan e o reconhecimento da existência da República Popular da China. No mesmo dia, representantes dos governos hondurenho e chinês assinaram um comunicado conjunto que estabelece laços diplomáticos.

Nesse documento, ambos os governos se comprometeram a desenvolver laços amigáveis com base nos princípios de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, não agressão, não intervenção nos assuntos internos do outro, igualdade, relações mutuamente benéficas e coexistência pacífica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS