21.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Honduras abre embaixada na China após cortar relações com Taiwan

Honduras abriu uma embaixada na China no domingo, informou a mídia estatal chinesa, depois que o país centro-americano cortou relações diplomáticas com Taiwan no início deste ano.

HispanTV – A embaixada de Honduras em Pequim foi inaugurada pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, anunciou a emissora estatal chinesa CCTV.

Isso ocorre depois que Tegucigalpa rompeu relações de décadas com Taipei em março e estabeleceu relações diplomáticas com Pequim.

A China afirma que Taiwan é seu próprio território, sem direito a relações de estado a estado, uma posição que Taipei rejeita veementemente. A China exige que os países com os quais tem vínculos reconheçam sua posição.

Xiomara Castro, como presidente de Honduras, decidiu romper relações diplomáticas com Taiwan, depois que o país centro-americano solicitou uma mudança na ajuda bilateral que prestava ao seu governo.

Em 5 de junho, a China inaugurou oficialmente sua embaixada em Honduras. A cerimónia decorreu num hotel da capital, Tegucigalpa, uma vez que a China ainda não definiu o edifício onde vai funcionar a sua missão diplomática.

Quais países têm relações diplomáticas com Taiwan?

A decisão do governo hondurenho de deixar Taiwan deixa a ilha com apenas um punhado de aliados diplomáticos.

Sem Honduras, a lista se reduz a 13 países , que no continente americano incluem Guatemala, Belize, Haiti e as ilhas de São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas no Caribe.

Os últimos países latino-americanos a romper com Taiwan em favor da manutenção dos laços com a China foram a Nicarágua, em dezembro de 2021, e a República Dominicana, que eliminou o reconhecimento de Taipei em 2018.

Os outros países que reconhecem Taiwan no mundo são: Cidade do Vaticano, Eswatini (antiga Suazilândia), no sul da África, e as Ilhas Marshall, Nauru, Palau e Tuvalu na Oceania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS