12.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Homenagem ao artista Antonio Vidal na Casa de las Américas em Cuba

Havana, 28 de junho (Prensa Latina) Antonio Vidal, um homem de sua casa, é o título da exposição que será inaugurada hoje na Casa de las Américas da capital, inspirada na relação do artista e outros criadores com esta instituição cultural.

Segundo a investigadora Silvia Llanes, a inauguração da exposição do criador cubano que mais doou obras ao centro cultural terá lugar às 17h00, hora local, na sua Galeria Latino-Americana, nesta capital.

No total, Antonio Vidal (1928-2013), Prêmio Nacional de Artes Plásticas (1999), deixou 13 obras para a Casa, e com exceção da escultura, estão todas as manifestações que abordou: pintura, gravura, desenho e ilustração, indicadas nas palavras do catálogo que acompanha a exposição, patente ao público até 29 de outubro.

Estudiosos de sua obra dizem que o artista não gostava de “tirar” peças de casa, porém é notável a presença persistente de Vidal ao longo de cinco décadas em exposições e projetos na Casa.

Para o diretor de Artes Plásticas da Casa de las Américas, o motivo de “tanta generosidade” tem a ver com o fato de o artista se sentir parte daquela instituição.

Vidal é conhecido por seu silêncio e dedicação à pintura; seu humor particular, preciso e direto; sua perseverança como artista e professor, sua vontade de ler, sua paixão pela história da arte, sua incrível incursão na escultura.

Também por seu papel fundador na Oficina Gráfica Experimental em Havana e na União de Escritores e Artistas de Cuba e desde muito cedo na Escola Nacional de Arte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS