29.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

Hamas liberta todas as mulheres e crianças mantidas reféns na Faixa de Gaza

© AP Photo / Khalil Hamra

Sputnik – O movimento palestino Hamas libertou todas as mulheres e crianças que mantinha como reféns na Faixa de Gaza, disse o vice-chefe do comitê central do grupo, Saleh Aruri, neste sábado (2).

“A ocupação [israelense] insiste que continuamos mantendo várias mulheres e crianças como reféns, mas dissemos que não há nenhuma. Trocamos as mulheres e crianças que tínhamos. Se houver algum caso, não sabemos sobre ele”, disse o vice-chefe do Hamas à emissora Al Jazeera.

Ele acrescentou que os reféns que permanecem com o Hamas são soldados israelenses e homens que já serviram no Exército israelense. Também informou que “não haverá negociações sobre a sua libertação até que cesse a agressão contra a Faixa de Gaza”.
Em 24 de novembro, uma trégua humanitária de quatro dias que Israel e o Hamas concordaram com a mediação do Catar entrou em vigor após sete semanas de hostilidades, e foi posteriormente prorrogada por mais três dias.
Durante os seis dias de trégua – quatro dias iniciais e dois dias de prorrogação – 70 reféns israelenses, na sua maioria mulheres e crianças, foram trocados por 210 prisioneiros palestinos sem ataques. Além disso, foi restabelecido o fluxo de ajuda humanitária, material médico e combustível para a Faixa de Gaza.
Além do acordo de trégua, acordado com a mediação do Catar, as milícias palestinas libertaram quase mais 30 cativos, a maioria tailandeses.

Criança resgatada em meio aos destroços após ataque de Israel que destruiu prédio. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023

Panorama internacional

Mais de 5,3 mil crianças palestinas foram mortas desde outubro, durante guerra entre Israel e Hamas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS