24.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

Guatemala impede leilão de três peças pré-hispânicas

Cidade da Guatemala (Prensa Latina) Os Ministérios das Relações Exteriores e Cultura e Esportes interromperam um leilão online de três peças arqueológicas pré-hispânicas da costa sul da Guatemala.

De acordo com uma nota oficial, os bens seriam comercializados em um site sediado na Holanda, mas foram identificados a tempo graças à colaboração do Departamento de Monumentos Pré-Hispânicos e Coloniais da Direção Geral de Patrimônio Cultural e Natural.

As fotografias publicadas pelo site possibilitaram uma análise técnica arqueológica e descrição dos objetos, o primeiro, um apito de coiote zoomórfico, moldado em cerâmica durante o período clássico tardio.

O segundo é um apito tipo Tiquisate com figura feminina, do clássico tardio, e por último, um apito cerâmico estilo Teotihuacan, correspondente ao clássico.

Na recuperação e posterior devolução das peças, também interveio a missão diplomática desta nação centro-americana na Holanda.

Com essas ações, o governo do presidente Alejandro Giammattei, por meio do Ministério da Cultura e Esportes, reafirma seu compromisso de promover a valorização, conservação e preservação do patrimônio cultural da Guatemala, destaca o comunicado.

Também incentiva as casas de leilões e as vendas on-line a impedir a venda de patrimônio cultural removido ilicitamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS