Guatemala, (Prensa Latina) O governo guatemalteco distribuiu o terceiro confisco deste ano proveniente do crime organizado, informou hoje o Conselho Nacional de Administração de Bens em Extinção de Domínio (Conabed).
A cifra totalizou cerca de cinco milhões de dólares estadunidenses e agora a soma repartida em 2017 chega próximo aos 10 milhões e meio de dólares, segundo o vice-presidente do Conabed, Jafeth Cabrera.
Desta maneira, pela vez primeira, foi anunciado neste país três repartições deste tipo, destacou o titular da Secretaria Nacional de Administração Bens em Extinção de Domínio (Senabed), Oscar Conde.
Do total em questão, 20% foi utilizado para cobrir despesas de unidades especiais de investigação pertencentes aos ministérios da Defesa Nacional e de Gobernación, bem como o Ministério Público.
Os beneficiados com o resto do total foram a Senabed, o Ã’rgão Judicial e a Procuradoria Geral da Nação.
A medida foi aplicada baseada na Lei de extinção de domínio, que significa a perda a favor do Estado de qualquer direito sobre os bens apreendidos do crime organizado por cultivo, tráfico e venda de estupefacentes.
Também por lavagem de dinheiro ou outros ativos, tráfico de pessoas, peculado, fraude, evasão fiscal, fraude alfandegária, contrabando, associação ilícita, entre outros delitos.
Além disso, foi aprovada a entrega de cerca de 80 mil dólares às instituições do Conabed, provenientes do aluguel de edifícios confiscados.
Conde anunciou que para novembro deste ano está programada uma quarta distribuição que deve chegar ao equivalente de quase cinco milhões de dólares.