Guatemala, (Prensa Latina) Um tribunal da capital autorizou nesta quinta (31/08) a extradição para os Estados Unidos do ex ministro de Governo Mauricio López, imputado nessa potência por pelo menos dois delitos relacionados com o narcotráfico, referem-se os meios de imprensa.
A terceira de sentença penal considerou procedente o requerimento de um tribunal da capital estadounidense que o acusa por essas faltas, publicou o diário A Hora.
O ex funcionário também enfrenta na Guatemala um processo penal por corrupção, recordou César Amézquita, juiz vocal da terça corte guatemalteca.
O porta-voz da audiência precisou que a reclamação será efetiva quando se defina juridicamente a situação do acusado na Guatemala.
López foi ministro de governo desde janeiro de 2012 até maio de 2015, durante a presidência de Otto Pérez Molina, e mantém-se na prisão acusado de associação ilícita, suborno passivo e defraudação alfandegária.
A ex vicepresidenta do mesmo mandatário, Roxana Baldetti, também está presa por estar envolvida na suposta rede de defraudação alfandegária na qual está implicado López.