24.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 junho, 2024

Grandes potências entram em acordo sobre cessar-fogo na Síria

© AFP 2016/ TIMOTHY A. CLARY
Os principais atores do conflito sírio chegaram a um acordo na noite desta quinta-feira (11) para “cessar as hostilidades” na Síria dentro de uma semana e garantir acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária.

O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que um grupo de trabalho liderado pela Rússia e EUA trabalharia nos detalhes do cessar-fogo dentro de uma semana.Os EUA e a Federação Russa vão controlar as “modalidades” de concretização da paralisação das hostilidades, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.

A paralisação das hostilidades envolve todos os grupos armados, exceto “os grupos terroristas Estado Islâmico e Al-Qaida”, especificou o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

“Também decidimos acelerar e alargar o fornecimento de ajuda humanitária desde agora” a uma série de cidades cercadas, acrescentou o norte-americano, mencionando, entre outras, Deir Ezzor, na Região Leste da Síria, que está sitiada pelo Daesh.Um grupo de trabalho dirigido pela Organização da Nações Unidas vai reunir-se em Genebra nesta sexta-feira, para realizar a vertente humanitária, que prestará contas semanalmente.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160212/3556066/grandes-potencias-acordo-cessar-fogo-Siria.html#ixzz3zwe3UHR9

ÚLTIMAS NOTÍCIAS