Montevideo, (Prensa Latina) O governo uruguaio enviou ao Parlamento um projeto de lei para criar a Universidade da Educação, que terá por objetivo fomentar a formação nesse nível de profissionais da educação, informou hoje uma fonte oficial.
A universidade, se aprovada, concederá títulos universitários de grau e pós graduação em educação, simultaneamente que promoverá a criação de uma pessoa jurídica pública como entidade autônomo.
Do mesmo modo, contribuirá para uma educação nacional de qualidade e igualdade de oportunidades, indicou a Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência.
Este alto centro de estudos resultará na chave para as mudanças no sistema educativo que permitam melhorar os níveis de qualidade e equidade no estudante, essencial para o desenvolvimento do país, segundo o documento assinado pelo presidente Tabaré Vázquez.
A universidade contribuirá na formação de licenciados nas categorias de professores, professores da primeira infância, professores técnicos, educador social e professor, entre outras titulações requeridas pelo Sistema Nacional de Ensino.
Os títulos de pós graduação serão baseados na especialização, mestrado e doutorado, e poderá oferecer, também, formações terciárias não universitárias no campo da educação, bem como outorgar os certificados e títulos correspondentes, assinalou a fonte.