17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Governo uruguaio promove a reforma da previdência social

Montevidéu (Prensa Latina) A principal agenda do governo uruguaio hoje é a reforma da previdência social, uma prioridade para o presidente Luis Lacalle Pou.

O Presidente retorna de férias e se encontrará hoje na Torre Executiva com os envolvidos na iniciativa, incluindo o principal redator governamental dos artigos, Rodolfo Saldain.

Também os ministros da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, Pablo Mieles, do Trabalho e Previdência Social, e o diretor do Escritório de Planejamento e Orçamento (OPP), Isaac Alfie. O objetivo é começar a definir a viabilidade das propostas feitas pelos partidos que compõem o governo de coalizão e quais terão de ser debatidas no parlamento.

Entre outras mudanças, a reforma propõe aumentar a idade de aposentadoria de 60 para 65 anos.

Está começando um processo de negociações no qual a Frente Ampla, o principal partido da oposição, está aguardando definições do projeto de lei antes de tomar posições.

“As questões que envolvem impacto financeiro são mais complexas do que aquelas que buscam mudanças conceituais”, fontes do governo disseram ao El País.

“O foco está em avaliar até que ponto as mudanças propostas afetam ou não a sustentabilidade”, disse um funcionário do governo, de acordo com o jornal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS