17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Governo Petro recebe embaixador nomeado pela Venezuela

O ex-chanceler venezuelano Félix Plasencia durante uma coletiva de imprensa em Moscou, Rússia, em 8 de novembro de 2021. (Foto: Getty Images)

Hispantv – O Governo Petro aprova Félix Plasencia como embaixador venezuelano na Colômbia, no início de uma nova etapa nas relações entre os dois países.

Por meio do Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Carlos Faría, informou nesta quarta-feira a decisão do governo colombiano, presidido pelo esquerdista Gustavo Petro desde 7 de agosto.

“É um momento histórico que marca uma nova etapa nas relações diplomáticas em prol da paz, da união e do progresso”, disse Faría na mesma rede social.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou em 11 de agosto a nomeação de Plasencia como “embaixador na Colômbia”, bem como a formação de uma equipe especial sobre a Colômbia, liderada pela vice-presidente Delcy Rodríguez, para tratar de diversos assuntos de interesse entre os dois países vizinhos, cujas relações foram rompidas durante o mandato do antecessor de Petro, Iván Duque.

No final de julho, Faría se reuniu com Álvaro Leyva, nomeado futuro chanceler colombiano, e eles concordaram em iniciar o processo de retomada das relações diplomáticas, reabrir gradualmente a fronteira entre as duas nações e fortalecer o intercâmbio comercial e econômico.

Maduro apoia esforços para normalizar relações com a Colômbia
Na quinta-feira, Petro nomeou oficialmente Armando Benedetti como o principal representante diplomático da Colômbia na Venezuela.

As relações políticas e diplomáticas entre Caracas e Bogotá foram rompidas em fevereiro de 2019, depois que o governo colombiano decidiu reconhecer o líder da oposição Juan Guaidó como o “presidente interino” da Venezuela. Com a chegada de Petro à Presidência da Colômbia, os dois países envidaram esforços para melhorar as relações bilaterais.

Imagen

AN da Venezuela confirma reuniões com o legislativo colombiano

Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Política Externa, Soberania e Integração da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, deputado Timoteo Zambrano, informou terça-feira sobre a realização de duas próximas reuniões com o Congresso colombiano nas regiões fronteiriças entre ambos países, como parte do diálogo binacional que está sendo realizado para reconstruir as relações diplomáticas, comerciais e de amizade bilateral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS