21.5 C
Brasília
sábado, 2 março, 2024

Governo haitiano substitui prefeitos de 141 municípios

Port-au-Prince, 9 de julho (Prensa Latina) O presidente haitiano Jovenel Moissé nomeou 141 presidentes de conselhos municipais de todo o país, após o término dos mandatos e sem eleições locais à vista, de acordo com um decreto divulgado hoje.
Dessa forma, as prefeituras se tornam Comissões Municipais e seus regentes eleitos são funcionários nomeados pelo governo, para que possam ser removidos.

No final de junho, o primeiro-ministro Joseph Jouthe confirmou a decisão do executivo de substituir os governadores locais que não continuarão no cargo por uma figura transitória ‘, já que as comunas não podem ser deixadas por conta própria’.

Entre maio e julho, o mandato dos conselhos municipais de todo o país expirou, enquanto as eleições locais e legislativas ainda não foram realizadas. Até ao momento, ainda não foi fixada uma data para estas eleições, apesar do Parlamento ter parado de trabalhar no início do ano.

No dia anterior, Lucsonne Janvier, que estará no comando de Porto Príncipe, prometeu lealdade e determinação inabalável em trabalhar pelo bem comum, agradecendo ao presidente Jovenel Moissé por sua confiança.

Janvier substituiu Ralph Youri Chevry, que escreveu ao Tribunal de Contas, e salientou que desde 28 de junho todos os arquivos processados nas administrações e sua execução se tornam ‘ilícitos’.

Outro dos prefeitos conhecidos, Rony Colin de Croix des Bouquets, indicou que não pretende violar princípios constitucionais, de modo que, a partir do próximo dia 28 de julho, seu nome não será associado a nenhum documento da administração comunitária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS