Sputnik – Presidente venezuelano, Nicolás Maduro afirmou que seu homólogo equatoriano, Daniel Noboa, deveria ter se apresentado na cúpula da CELAC e assumido a responsabilidade pelo ataque à Embaixada do México em Quito.
“O presidente Daniel Noboa deveria ter mostrado seu rosto hoje diante de toda a América Latina e do Caribe, deveria ter se apresentado e assumido sua responsabilidade diante do Equador, diante da América Latina, diante do Caribe, diante do mundo, e ele não mostrou seu rosto. Posso dizer que para a Venezuela o presidente Daniel Noboa se escondeu e o povo do Equador deveria saber disso”, disse Maduro durante seu discurso na cúpula virtual da CELAC.
“A Venezuela exigirá que o governo do Equador devolva o ex-vice-presidente Jorge Glas, que lhe seja concedido asilo político e que ele retorne à Embaixada do México para se recuperar fisicamente, para recuperar sua saúde. É o que diz o direito internacional”, disse Maduro em seu programa, Con Maduro +.
“A Venezuela apoia a proposta do México de expulsar o Equador das Nações Unidas até que peça desculpas à comunidade internacional e restaure a situação [de Glas] ao seu status legal original”, disse Maduro.