26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Global Times: egoísmo e manipulação dos EUA provocam desdolarização dos mercados mundiais

© Sputnik / Aleksei Sukhorukov

Cédulas de dólar norte-americano - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022

Sputnik – O jornal chinês Global Times destacou a recente desdolarização dos mercados mundiais, que segundo a mídia, está se intensificando.
De acordo com o jornal, as ações norte-americanas estão levando a que cada vez mais países procurem se livrar do dólar no mercado internacional.
Dentre os principais fatores que contribuem para isso estão as medidas norte-americanas tomadas contra a Rússia, bem como o egoísmo da Reserva Federal dos EUA, que se preocupa apenas com a América e com os interesses dos investidores de Wall Street, além de suas políticas monetárias, criando altos e baixos na economia e crises inflacionárias.
Além disso, o sistema financeiro global baseado no dólar já causou um êxodo de capital dos países em desenvolvimento, levando à inadimplência da dívida externa e à implosão de várias economias de países emergentes.
Dólar dos EUA (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022

Panorama internacional

Dólar dos EUA deixou de ser moeda de reserva confiável, diz porta-voz do Kremlin

A mídia também destaca que a utilização do dólar como arma e a propensão de Washington para usar a moeda para sancionar outros países estão provocando uma debandada nos mercados, com diversas economias passando a usar novos instrumentos de negócio, sejam as suas próprias moedas nacionais ou outros sistemas de pagamentos.
“O movimento altamente ousado e inovador da Rússia para estabilizar sua própria moeda em tempos de dificuldade tem incentivado outros governos a seguir o exemplo”, escreve a mídia.
A Rússia e China têm sido dois dos principais países do sistema internacional a buscarem a construção de alternativas à dependência da moeda dos Estados Unidos. Conforme a própria mídia ocidental tem apontado, os dois países estão criando seu próprio sistema financeiro, independente do Ocidente.
O Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do BRICS, é um claro exemplo dessa busca por uma nova ordem econômica, mas vai além disso. A desdolarização tem levado à realização de transações comerciais em outras moedas, à desvinculação das reservas internacionais do dólar e até mesmo ao surgimento de alternativas cambiais digitais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS