25.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Gibara Film Festival vai homenagear o ator Jorge Perugorría

Havana, 4 de agosto (Prensa Latina) O ator Jorge Perugorría, que hoje tem uma carreira de sucesso na sétima arte, será homenageado com o Prêmio Lucía de Honra no 17º Festival Internacional de Cinema de Gibara, que acontece naquela cidade cubana.

A mostra cinematográfica, que completa 20 anos desde que foi fundada pelo saudoso cineasta Humberto Solás, planeja encerrar esta edição no dia 5 de agosto com a entrega de seu prêmio máximo ao produtor e diretor cubano, que liderará o concurso de 2016 a 2022.

Perugorría, que a partir deste ano se torna seu Presidente Honorário, foi uma figura chave no relançamento e renascimento do festival, significativamente desde 2019, durante a crise de saúde associada à pandemia de Covid-19.

Com um extraordinário talento como ator, o artista carimbou seu nome no cenário nacional e internacional ao interpretar o jovem homossexual Diego no filme de Tomás Gutiérrez Alea Fresa y chocolate.

Fica evidente, mesmo para os mais novatos em termos de apreciação cinematográfica, a atuação magistral que seu rosto reflete ao abraçar o amigo David (Vladimir Cruz), cena que, segundo especialistas, constitui um ícone do cinema cubano de todos os tempos. .

O virtuoso é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Estados Unidos.

Entre os louros que figuram em seu catálogo, destaca-se o de melhor ator nas cidades de Havana, Assunção e Gramado por Fresa y chocolate (1993), que também lhe rendeu o prêmio do New York Entertainment Chroniclers.

Ele também recebeu prêmios por sua carreira e trabalho ao longo da vida nos festivais de Bogotá e Latino de Chicago.

Como realizador, Perugorría realizou vários filmes, entre os quais Afinidades, Amor Crónico, Se Vende e Fátima o el parque de la Fraternidad, enquanto o seu gosto pela pintura o levou a exibir Se me pedires o peixe ou dou-lho… em 2001 , e colocar suas amostras em Cuba, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Embora possa ser visto como talentoso em várias expressões de arte, é na interpretação que sua habilidade de mover e encantar o espectador com uma palavra, gesto ou olhar emerge com mais sucesso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS